29 de maio de 2010

127 dicas para edição de fotografias

Tire fotografias digitais melhores
Com alguns truques simples, todos nós conseguimos tirar melhores fotografias digitais

1 Mantenha a máquina à mão - As oportunidades para tirar boas fotografias acontecem quando menos se espera. Por isso, tente ter sempre a sua máquina à mão.

2 Frágil - Uma boa bolsa, como as da Lowepro (www.lowepro.com) são ideais para manter a sua câmara protegida.

3 Pacote de cartões - Com a descida nos preços dos cartões de memória, vale a pena comprar um para reserva, especialmente se for para férias.

4 Ver na televisão - Se a sua câmara possuir uma saída de vídeo, pode aceder a cabos para ver as suas fotografias na televisão ou para gravar apresentações de slides no seu vídeo.

5 Partilhe as suas fotografias - Pode partilhar as suas fotos on-line sem precisar de pagar nada.

6 Digital - As características do zoom digital inseridas na câmara podem melhorar as capacidades das suas lentes, mas a qualidade de imagem inferior pode resultar.

7 Focagem - Cenas com falta de contraste podem causar problemas ao sistema de focagem automática da sua câmara. Se isto acontecer, pressione ligeiramente o botão de disparo e foque-se num objecto que esteja a meia distância. Depois, mantendo uma ligeira pressão no botão, recomponha a sua fotografia.

8 Profundidade de campo - Se uma paisagem tiver pouca iluminação, a sua câmara irá seleccionar automaticamente uma abertura mais larga, o que significa que terá uma profundidade de campo pouco acentuada. Isto significa que os objectos que estão mais perto e mais afastados do ponto de focagem ideal ficarão desfocados. Para minimizar os estragos, foque um objecto a meio caminho entre os objectos que pretende manter nítidos, usando o método da dica 1.

9 Boa definição - Outro dos problemas inerentes às condições de pouca iluminação (se não estiver a usar flash) é que as velocidades de disparo serão mais demoradas, dando oportunidade à câmara de tremer. Pequenos movimentos da câmara, enquanto as suas mãos tremem durante o acto de fotografar, resultam em imagens desfocadas que se tornam mais evidentes com níveis de zoom mais elevados. Coloque a câmara sobre algo sólido ou use um tripé.

10 Fotografias em acção - Se está a tentar captar alvos em movimento para a sua fotografia, "prepare" a câmara ao seguir os seus movimentos antes, durante e ligeiramente depois de largar o botão de disparo. Isto irá manter o objecto bem definido enquanto desfoca o fundo para adicionar impacte.

11 Aproximação - Se pretende fotografar algo pequeno, veja se a sua câmara possui um modo "macro". Este irá permitir-lhe preencher a imagem com pequenos objectos enquanto os mantém bem focados. Tente colocá-los num pedaço de papel liso para conseguir cortar as imagens posteriormente.

12 Melhor iluminação - Para obter melhores contraste e detalhe, o ideal é manter a principal fonte de luz por trás de si. Ao fazê-lo de forma diagonal pode adicionar sombras interessantes à cena.

13 Lens flare (brilho da lente) - Se tiver de fotografar contra a luz, pode obter blocos de cores na fotografia, conhecidos por lens flare. Uma vez que as câmaras digitais não possuem lentes de protecção, tente proteger as lentes da luz com a sua mão, mas tenha cuidado para não a apanhar na fotografia.

14 Simplicidade - As composições simples revelam ser as fotografias com maior impacte. Tente que a cena fique simples, usando o zoom sobre o que é mais interessante ou ajustando o seu campo de visão para compor a fotografia.

15 Maior velocidade - É uma tentação usar o painel LCD para compor fotografias mas, normalmente, isto é bastante mais lento do que usar o tradicional visor da lente. Para mais velocidade, use sempre o visor da lente.

16 Vida da bateria mais longa - O painel LCD é o inimigo número um do tempo de vida da bateria. Mantenha o painel desligado, a não ser que precise mesmo dele. Também pode acontecer que as baterias que parecem estar em condições fiquem de um momento para o outro gastas devido ao frio. Traga consigo algumas substitutas.



Para que servem todos os botões?
Câmaras digitais diferentes possuem botões diferentes, mas existe um guia universal para aquilo que eles fazem

1 - Qualidade de imagem - Quantas mais estrelas seleccionar, mais elevada será a resolução das suas fotografias.

2 - Flash - Use este botão para ligar e desligar o flash.

3 - Ecrã LCD - Verifique todas as suas definições neste painel antes de tirar a sua fotografia.

4 - Temporizador automático - Se quiser ficar na fotografia, o temporizador automático revelar-se-á essencial.

5 - Indicador de definições - Active este mostrador para a definição correcta para tirar fotografias, vendo os resultados ou ligando-se ao seu PC.

6 - Tire fotografias - Pressione um pouco o botão para fazer a focagem, e depois até ao fim para tirar a fotografia.


17 Pense pequeno - Se está a usar as suas fotografias em páginas da Web ou a enviá-las por e-mail, ajuste a resolução para cerca de 640 x 480. Isto também quer dizer que pode armazenar mais fotografias no seu cartão de memória.

18 O tamanho é importante - A sua câmara pode permitir diferentes definições de qualidade com a mesma resolução, com tamanhos de ficheiros radicalmente diferentes a serem reproduzidos. Tem acesso a mais fotografias ao usar uma taxa mais elevada na compressão JPEG, mas a qualidade pode ficar sacrificada.


19 Olhos vermelhos - Os olhos vermelhos demoníacos são causados pelo flash. Um modo de flash para olhos vermelhos pode reduzir o efeito ao lançar flashes antes da fotografia, de forma a captar a íris do sujeito a ser fotografado.

20 Temporizador de gravação - A definição de um disparo atrasado dá-lhe a oportunidade de ficar na fotografia, uma vez que existe um atraso de cerca de 20 segundos entre o momento em que carrega no botão de disparo e a altura em que a fotografia é tirada. No entanto, esta função também é útil para evitar que a câmara trema em condições de iluminação reduzida.

21 Zoom out - Para evidenciar objectos e para adicionar uma perspectiva máxima, tente fazer zoom out à definição mais alargada que as lentes permitirem e foque o sujeito principal.

22 Brancos - Tal como podia usar diferentes tipos de filmes para a iluminação de dia e para a iluminação de interiores, a sua câmara digital possui uma série de definições para equilibrar os brancos. Normalmente, o equilíbrio automático dos brancos é suficiente, mas algumas câmaras têm opções para condições de luminosidade diferentes.

23 Modifique a sua velocidade - Numa máquina convencional, pode usar filmes de velocidades diferentes para condições diferentes. Por exemplo, o filme 400ASA é excelente para dias nublados, enquanto o 100ASA se aplica melhor a um sol brilhante. Repare se a sua câmara digital lhe oferece opções de velocidade semelhantes para optimizar a exposição - pode ser que sim.

24 Visor enevoado - Se as imagens ficarem sempre nubladas através do visor da sua câmara, pode dever-se isso ao facto de a definição de dioptria não ser adequada para os seus olhos. Veja se existe algo para ajustar ou, se não, verifique se existe um anexo óptico disponível.

25 Melhore a sua memória - Mesmo as câmaras digitais mais caras trazem, por vezes, cartões de memória de 4MB ou 8MB, o que lhe dá espaço para pouco mais do que quatro fotografias de alta resolução antes de poder transportá-las para o seu PC. Invista num cartão de memória com mais capacidade (64MB ou mais) para manter abertas as suas opções fotográficas.


26 Mais olhos vermelhos - Se já tentou a dica 19 e continua a obter fotografias com flash com olhos vermelhos, não se preocupe. Uma das melhores coisas das fotografias digitais é que pode editar este tipo de situações, como poderá constatar mais tarde.

27 Mantenha-a limpa - Pequenas partículas de pó, já para não mencionar dedadas gordurosas, podem causar efeitos bastante adversos nas suas lentes ópticas, especialmente se estiver a fotografar contra a luz. Mantenha as lentes limpas através de um pincel ou de um pano especial para lentes, disponíveis em lojas de fotografia.

28 Manuseie com cuidado - Apesar de ser bom manter as suas lentes limpas, tenha em mente que estas são frágeis e riscam-se com facilidade. Mexa cuidadosamente nelas e, se possível, use um filtro (veja em baixo). De qualquer das formas, certifique-se sempre de que tapa as lentes depois de usar a máquina.



Como fazer a ligação
Para fazer download de fotografias para o seu PC, ligue o cabo fornecido ou use um leitor de cartões

  A. Ligação
Depois de ligar a sua câmara ao PC, pode usar o pacote de software fornecido para fazer download das fotografias. Algumas câmaras, como pode ver aqui, apresentam as fotos numa pasta removível para um acesso mais fácil.
     
  B. Acesso TWAIN
Outra opção é usar os drivers TWAIN, se estes estiverem disponíveis para a sua câmara, de forma a poder aceder às fotografias directamente a partir de qualquer pacote gráfico do Windows. Nós usamos o Paint Shop Pro.
     
  C. Preparado para avançar
O processo de download demorará alguns segundos ou mais de meia hora, dependendo de a sua câmara possuir uma ligação em série ou uma ligação USB mais rápida, e da quantidade de fotografias que está a carregar.


29 Downloads mais rápidos - A porta COM é muito lenta para fazer download de fotografias para o seu PC. Mesmo o USB pode revelar-se lento e os downloads são a morte antecipada das baterias. A melhor solução é usar um leitor de memória USB - custam cerca de 40 euros e estão disponíveis nas lojas de fotografia.

30 Focagem livre - Algumas câmaras possuem botões para focagem, por exemplo, 2,5m ou infinito. Isto é ideal para fotografias rápidas em condições complicadas de autofocagem.

31 Perfeição macro - Se está a usar a facilidade macro para fazer zoom de um pequeno objecto a curta distância, tente iluminá-lo independentemente em vez de usar o flash.

32 Imagem de reflexo - Tenha atenção aos espelhos e aos vidros numa fotografia. Não se posicione directamente em frente a eles, especialmente se estiver a usar o flash, de forma a prevenir reflexos indesejados.

33 Demasiado húmido - A humidade baralha as suas lentes. Coloque a sua câmara em frente ao frio pelo menos meia hora antes de a usar.

34 Através de janelas - Se estiver a fotografar através de uma janela, certifique-se de que a sua câmara não está a focar a própria janela em vez de fazê-lo em relação ao que se encontra do outro lado.

35 Desligue - Antes de ligar a sua câmara a um PC, ou antes de substituir um cartão de memória, desligue sempre a energia primeiro.

36 Leia o manual - Está bem, dá sono e é aborrecido, mas vale a pena ler o manual para se familiarizar com tudo aquilo que a sua câmara faz.



Como é que os scanners funcionam com o seu PC?
Directamente da impressão para o seu PC é uma questão de segundos, não se consegue ultrapassar um scanner no que diz respeito a velocidade e versatilidade.

As câmaras digitais não têm grande uso se não pretende digitalizar todas aquelas memórias preciosas que compõem o álbum de fotografias da família. Para esta tarefa, um scanner é a única opção. Em comparação com scanners antigos com uma qualidade de imagem duvidosa e velocidade lenta, os scanners modernos são uma maravilha para usar.

 
Os scanners são a forma mais barata de importar fotografias para o seu PC
Tal como muitas outras coisas no mundo do PC, o preço de um bom scanner baixou drasticamente. Mas até por menos de 160 euros continua a existir muita escolha, com uma série de diferentes tecnologias como oferta.


Luz fluorescente ou LEDs?
A maioria dos scanners usa aquilo a que se chama de "lâmpada fluorescente de cátodo frio" para a sua fonte de iluminação. Esta oferece uma excelente apresentação de cores, brilho e contraste, mas precisa de aquecer durante cerca de 45 segundos antes de poder usá-la.

Uma boa alternativa é oferecida pela série de scanners da Canon, que usa fontes de iluminação LED. Os resultados são um preço acessível e não precisarem de tempo de aquecimento.

A tecnologia LED também torna a espessura dos scanners bastante menor e eles vão buscar toda a energia que precisam à porta USB do PC, por isso não é necessária uma fonte de alimentação em separado. O modelo mais recente da série é o N670U, que custa cerca de 120 euros.


Unidade de leitura de imagem
Dentro do scanner está a unidade de leitura de imagem. Esta é a peça que transporta a luz reflectida a partir da lâmpada e a faz passar por uma mistura de espelhos e lentes, transformando-a em código digital. O mais normal é usar a tecnologia CCD (Charge Coupled Device) para esta tarefa. É a mesma tecnologia que encontra numa câmara digital ou numa câmara de filmar e, para além de oferecer excelentes resultados, também funciona muito rapidamente.

A maioria dos scanners modernos digitaliza uma fotografia de 6 x 4 polegadas a 300dpi em cerca de 30 segundos. Obtém assim uma imagem final com cerca de 1800 x 1200 pixels - basicamente o mesmo que uma câmara de 2 megapixels a funcionar na resolução mais elevada. No entanto, scanners como o HP 4400C e o Mustek BearPaw 2400TA têm uma resolução óptima máxima de 2100dpi, fornecendo 35 megapixels a partir de uma impressão de 6 x 4 polegadas. Isto só é útil se pretender fazer zoom in de uma pequena área da fotografia, de outra forma o seu disco rígido ficará rapidamente sem espaço.

A profundidade da cor é medida em bits - para se situar, 24 bits de profundidade de cor equivale a 16,7 milhões de cores.


Qualquer cor de que goste
Isto são mais cores do que o olho humano consegue captar. De facto, muitos scanners oferecem 48 bits, mas isto deve-se ao facto de usarem 12 bits de profundidade de cor para cada um dos canais de vermelho, verde e azul que formam um sinal de cor completo, assim como 12 bits para o preto ou para informação da escala de cinzentos. O resultado final é convertido num sinal de 24 bits antes de ser passado para o PC. Resumindo, um scanner com uma profundidade de cor de 24 bits com pelo menos uma resolução de 600dpi deverá estar à altura de qualquer fotografia doméstica.


Anatomia de um scanner
Os scanners planos são chamados desta forma porque o utilizador deita a imagem no tabuleiro de digitalização. Aqui estão os pontos mais importantes
1 - Tabuleiro de digitalização - A plataforma de vidro forma a parte principal do tabuleiro de digitalização. De forma geral, este é ligeiramente mais largo que uma folha A4, permitindo que páginas inteiras sejam digitalizadas de uma só vez.

2 - Comandos - Os botões de comando deixam-no digitalizar páginas directamente para o ficheiro, assim como copiá-las (em conjunto com uma impressão a cores) ou mesmo enviá-las por e-mail e por fax ou colocá-las numa página da Web.

3 - Fonte de iluminação - A maioria dos scanners usa uma lâmpada fluorescente de cátodo frio, a qual oferece excelentes resultados mas demora cerca de 45 segundos a aquecer.

4 - Adaptador de transparência - Está disponível como equipamento padrão em alguns scanners e como um extra noutros. Este permite passar a luz através de slides e de outros materiais transparentes em vez de usar digitalizações "reflectivas" de impressões.

5 - Porta de ligação - A maioria dos scanners novos dispõe de ligações USB, usando as velocidades de ligação mais rápidas disponíveis neste formato para se adaptarem melhor às unidades de imagem modernas.

Como obter melhores digitalizações?
Não é só colocar a fotografia no vidro e pressionar um botão...

37 Sempre calibrado - Para obter melhores resultados, a fonte de iluminação e a unidade de leitura de imagem do scanner precisam de estar correctamente calibradas. Deve fazer isto uma vez por mês - ou mais se fizer muitas digitalizações.

38 Anteveja as imagens - Poupe tempo ao antever imagens antes de efectuar a digitalização final.

39 Uma imagem maior - Se está a digitalizar uma fotografia de 6 x 4 polegadas para imprimir num tamanho de 10 x 8, 300dpi é a melhor relação entre tamanho e qualidade. Para uma impressão inteiramente a A4, poderá valer a pena ser a 600dpi.

40 Veja no ecrã - Se só pretende usar as suas digitalizações no ecrã, não precisa de usar uma resolução tão elevada. Se está a usar um ecrã de apresentação de 1024 x 768, desça para 200dpi para digitalizar as suas fotos. Desta forma, continua a poder fazer uma foto de 6 x 4 com o tamanho de 1200 pixels.

41 Mail - Se está a digitalizar fotografias para enviar, uma resolução de digitalização de 100dpi será suficiente. Mesmo assim, poderá precisar de encolher um pouco os resultados num programa de pintura.

42 Ampliações - Talvez tenha uma fotografia onde a maior parte da imagem não interessa para nada e tudo o que quer encontra-se numa pequena área. O que tem a fazer é aumentar a resolução para 600dpi ou mais, depois de antever a imagem, e digitalizar a parte relevante para obter um resultado ampliado.

43 Mais padrões - Ao contrário das fotografias normais, as fotos das revistas são impressas como uma quantidade de pontos muito pequenos. Como o seu scanner lê pontos, está a contar que eles se alinhem na perfeição, coisa que não costuma acontecer. O resultado é um padrão de interferência, chamado "padrão moire". Active a opção Descreen do seu scanner para minimizar a degradação da imagem.

44 Imagens bem definidas - Por vezes, a fotografia que serve de fonte pode parecer estar bem definida, mas a imagem digitalizada está pouco nítida. Tente usar a característica Unsharp Mask: esta torna as arestas e as linhas muito mais definidas.

45 Limpe a imagem - Pode remover imperfeições causadas por poeira depois de ter digitalizado uma imagem, mas é mais fácil fazê-lo antes da digitalização. Depois faça uma limpeza mínima usando o software de edição de imagem.


46
Digitalizações baças? - A maioria do software de digitalização tem ajustes, de forma a poder optimizar as definições de contraste antes da digitalização.


47 Níveis de luminosidade - Se o seu scanner estiver adequadamente calibrado, a luminosidade de uma digitalização deverá corresponder à da fotografia original. Se não, ajuste correctamente as definições de luminosidade nas definições do scanner.


48 Curvas personalizáveis - Dê uma vista de olhos na definição das curvas de correcção para áreas individuais com muita luz, pouca luz e meia luz.


49 Elimine cores - Digitalize em modos de cor reduzidos para poupar espaço no disco, por exemplo no modo 16 bits. Isto pode resultar no desvanecimento de tons graduados, mais comuns em céus azuis. Vale a pena reduzir para 24 bits.


50 Compatibilidade TWAIN - Quase todos os scanners para o Windows são compatíveis com TWAIN. É uma grande vantagem porque significa que pode digitalizar directamente para qualquer número de manipulação de imagem, usando a característica Acquire.


51 Acesso fácil - Muitos scanners oferecem um acesso simples para enviar por e-mail ou para copiar fotografias e outros documentos. É útil para uma digitalização rápida e simples.

52 Limpo e arrumado - Se o tabuleiro de vidro ficar sujo, limpe com um pano macio mas não verta líquidos directamente sobre o vidro, porque podem ir para o interior do scanner.

53 Tenha cuidado com os agrafos! - Agrafos podem riscar o tabuleiro de vidro. Remova-os, assim como clips, antes de começar a digitalizar.


54 Livre de cola - Remova bocados de fita-cola das fotografias que pretende digitalizar, de forma a não ficarem coladas na parte de dentro da tampa scanner, entrando em contacto com o vidro.



Como ajustar a tonalidade
Mexer nas definições de luminosidade e contraste irá ajudá-lo a tirar o melhor partido do seu scanner

  A. Modifique a tonalidade
A antevisão da imagem dá-lhe uma ideia em pequena escala de como as coisas irão ficar, por isso, se não estiver satisfeito com os resultados, use as funções de alteração de tonalidade e comece a fazer afinações.
     
  B. Mais contraste
Aqui está: alterámos o contraste da digitalização, mesmo antes de esta ser feita. Veja como a curva da tonalidade, que era anteriormente uma linha recta, é agora uma curva assinalando as áreas mais escuras e mais claras.
     
  C. Imagem mais iluminada
Desta vez, aumentámos demasiado a luminosidade, apenas para ver como fica. Uma vez mais, observe a curva de tonalidade e repare que esta começa um terço acima do gráfico, tornando as zonas escuras mais claras.


55 Originais - Se está a digitalizar papel muito fino, poderá obter um resultado mais eficaz se colocar uma folha branca e limpa por trás dele.


56 Posição das digitalizações - Se precisa de uma certa posição de digitalização para um trabalho de paginação, este poderá ter baixa qualidade. Se está a usar um slide fotográfico, tente deixar a tampa aberta e aponte uma luz para cima dele.


57 Esvazie a Reciclagem (Recycle Bin) - Recupere espaço no disco para as fotografias, ao clicar com o botão direito do rato sobre o ícone da Reciclagem na área de trabalho e escolha Esvaziar a Reciclagem (Empty Recycle Bin).

58
Corra o Utilitário de Limpeza de Disco (Disk Cleanup) - No Windows 98, escolha Iniciar>Programas>Acessórios>Ferramentas de Sistema>Limpeza do Disco (Start>Programs>Accessories>System Tools>Disk Cleanup) e remova ficheiros não utilizados do seu PC.

59 Remova programas não utilizados - Ganhe mais espaço ao remover programas não usados. Nos Painéis de Controlo escolha Adicionar/Remover Programas e seleccione o programa a apagar.

60 Formato de armazenamento - Um ficheiro de formato JPEG é um ficheiro pequeno, mas a qualidade de imagem será permanentemente reduzida. Quando é exigida qualidade, evite usar o formato JPEG.

61 Faça digitalizações limpas - Quando estiver a digitalizar fotografias, limpe o pó da fotografia antes de começar. É mais fácil removê-lo antes de digitalizar do que depois.

62 Ferramentas de limpeza - Na falta de recomendações dos fabricantes, use um pano anti-estático e/ou lenços do scanner para limpar o tabuleiro antes da digitalização. 

Organizar e armazenar
Descubra onde se encontram as suas fotografias e como pode encontrá-las...

63 Quando não deve apagar - Quando estiver a descarregar as fotografias a partir da câmara digital, lembre-se de que não pode recuperar as imagens rejeitadas. Se não tiver a certeza, armazene imagens não desejadas num disco Zip ou num CD, até ter a certeza de que não as quer.

64
Faça um registo - Mantenha um ficheiro do notebook ou de uma folha de cálculo para gravar o nome do ficheiro, a pasta, a descrição da imagem e outro tipo de informação relevante para cada ficheiro de imagem, para ficar com um registo dos detalhes de todas as suas imagens.

65 "Zipe" ficheiros de imagens - Se a sua versão do Windows não suportar pastas comprimidas, comprima as suas imagens usando o Winzip (www.winzip.com). Remova os ficheiros não comprimidos ao manter pressionada a tecla Shift à medida que os apaga para a Reciclagem.

66 Queime as suas imagens - Se tiver o disco rígido muito cheio, grave as suas imagens num CD e apague os originais.

67 Visualize thumbnails de imagens - No Windows ME seleccione qualquer pasta com imagens e escolha Vizualização>Personalizar esta Pasta (View>Customize This Folder). Clique em Seguinte, active a caixa Escolher ou Editar um Modelo HTML para Esta Pasta (Choose or Edit on HTML Template for This Folder) e clique em Seguinte. Escolha Antevisão (Image Preview), clique em Seguinte, e depois em Finalizar. Agora escolha Ver>Miniaturas (View>Thumbnails).

68 Organize imagens de forma lógica - Desenvolva uma estrutura sistematizada de pastas para armazenar ficheiros de imagens. As opções incluem a organização por datas, usando números sequenciais ou uma combinação de datas e tópicos.

69 Crie uma pasta As Minhas Imagens - As novas versões do Windows incluem uma pasta As Minhas Imagens. Se a sua não a tiver, crie uma usando o Explorador do Windows. Abra a drive C e escolha Ficheiro>Novo>Nova Pasta (File>New>Folder) e escreva As Minhas Imagens.

70 Procure imagens no Paint Shop Pro - Use a opção Browse do Paint Shop Pro para localizar imagens. Escolha File>Browse e clique sobre uma pasta para visualizar miniaturas das imagens.

71 Pastas comprimidas - Use as pastas comprimidas do Windows ME ou do XP para armazenar as suas imagens. Deve remover imagens antes de editar, mas entretanto, elas serão comprimidas para poupar espaço no disco.

72 Crie uma pasta comprimida - Crie uma pasta comprimida dos Windows ME/XP usando o Explorador do Windows. Escolha Ficheiro>Novo>Pasta Comprimida (File>New>Compressed Folder), escreva um nome e pressione Enter. Arraste os ficheiros para dentro dela para os comprimir, e para fora dela para descomprimir.

73 Encontre imagens - Para encontrar uma imagem perdida, escolha Iniciar>Procurar (Start>Find ou Search), escreva o nome do ficheiro ou a extensão ou escolha a data para procurar (dependendo daquilo que se lembra sobre a imagem). Clique em Procurar Agora (Find Now).

74 Imagens rejeitadas - As imagens digitalizadas a partir de fotografias ou negativos são substituíveis, por isso, se estiver com falta de espaço, remova-as, uma vez que pode voltar a digitalizá-las mais tarde se desejar.

75 Versões de edição - Quando estiver a editar imagens, faça uma cópia de segurança para editar, de maneira a não estragar o original. Dê o mesmo nome à cópia com um número de versão adicional, por exemplo, pic001.jgp ficará pic001_A .jpg, indicando a primeira edição.




Como remover os olhos vermelhos
Os olhos vermelhos conseguem estragar uma boa fotografia. Aprenda a removê-los usando o Paint Shop Pro

  A. Inicie
Clique em File>Open e abra a fotografia para fazer a correcção. Escolha Effects>Enhance Photo>Red-Eye removal. Agora irão aparecer duas cópias. O painel esquerdo é para fazer ajustes, o direito mostra os resultados.
     
  B. Zoom in
Use a ferramenta zoom para trabalhar a sua fotografia. Arraste o cursor para cima da área vermelha dos olhos. Mova ou redimensione a sua selecção e cubra a área exacta. Clique sobre a caixa Drop-Down Colour e encontre a cor original dos olhos.
     
  C. Retoques
Pode usar algumas das outras definições como Glint, Iris Size e Pupil Lightness para se certificar de que fica com um olhar natural, em vez de ficar apenas com um ponto colorido a substituir o olho vermelho.



Como restaurar fotografias
Quando encontrar fotografias que estejam danificadas ou riscadas, experimente estas soluções rápidas

76 De desfocado para focado - Estranhamente, o utilizador pode recuperar a claridade de uma imagem JPEG danificada ao aplicar simplesmente um efeito de desfocagem.

77 Faça experiências com as ferramentas - Faça cópias de uma imagem danificada e depois experimente as diversas ferramentas de restauro existentes no seu software de gráficos para ver qual lhe oferece o melhor efeito.

78 Retire olhos vermelhos - Se o seu software gráfico não tiver uma ferramenta para retirar olhos vermelhos, seleccione a área afectada e utilize os ajustes de cor para recuperar a cor original do olho.

79 Como conseguir a cor de olhos adequada - Use a ferramenta Contagotas (Eyedropper) do seu software para escolher a cor do olho a usar quando estiver a recuperar manualmente os olhos vermelhos. Utilize várias amostras de cores, em vez de apenas uma, para conseguir um aspecto mais realista.

80 Outra solução para remover olhos vermelhos - Use as ferramentas de selecção Magic Wand ou Freehand para seleccionar a parte vermelha do olho e escolha Colours>Adjust>Brightness and Constrast e reduza a luminosidade até a cor do olho ficar mais natural.

81 Remova olhos vermelhos no Paint Shop Pro - Encontre a ferramenta do Paint Shop Pro para remover olhos vermelhos ao escolher Image>Enhance Photo>Red-eye Removal.

82 Resolva problemas de tonalidade - Ajustar o brilho e a cor é uma forma fácil e rápida de alargar a quantidade de tons da sua imagem e fazer com que uma imagem sem graça fique melhor definida. 

83 Ajuste as tonalidades - Ajuste as tonalidades usando a ferramenta Levels. Mova a cor preta para escurecer sombras e o branco para iluminar ainda mais as luzes.

84 Níveis no Paint Shop Pro - Escolha Colors>Adjust>Levels para a ferramenta Levels no Paint Shop Pro. Use os níveis dos sliders para variar as tonalidades.

85 Escolha uma área clone - Quando escolher uma área da imagem para aplicar a opção Clone, escolha um local perto da área danificada, de forma que as cores se assemelhem.

86 Remova pormenores indesejados - Os pormenores indesejados numa imagem, como por exemplo a data e a hora, podem ser cortadas. Pode ainda usar a ferramenta Clone para as apagar.

87 Restaure grandes áreas - A ferramenta Clone funciona bem para restaurar pequenas áreas danificadas. Para áreas maiores copie outra parte da imagem e cole-a repetidamente sobre a área danificada.

88 Remova a descoloração - Remova a descoloração de uma digitalização a branco e preto ao escolher Colours>Grey Scale, para remover todas as cores e depois devolvê-las com uma profundidade de cor de 16 milhões de cores para voltar a trabalhar nela.

89 Remova artefactos - O Paint Shop Pro tem uma ferramenta especial para eliminar a distorção em imagens JPEG. Escolha Effects>Enhance Photo>JPEG Artifact Removal e defina a força a ser utilizada.

90
Corte - Corte imagens de forma a poder enquadrar melhor o assunto. Isto não só melhora instantaneamente a maioria das imagens, como também reduz o tamanho do ficheiro.

91 Duplicação rápida - Crie um duplicado da imagem actual no Paint Shop Pro ao escolher Window>Duplicate. Depois pode gravá-lo como um novo ficheiro.


92 Remova riscos - Encontre a ferramenta do Paint Shop Pro para remover pó e riscos ao escolher Effects>Enhance Photo>Automatic Scratch Removal e escolha Remover Riscos Claros ou Escuros.

93
Remova o pó - Quando o seu software não possui ferramentas de remoção de pó e riscos, use a ferramenta Clone para remover os dados.

94 Use uma caixa de diálogo - Mantenha pressionada a tecla Shift à medida que clica no botão Reset para voltar a colocar qualquer caixa de diálogo do Paint Shop Pro nas definições apresentadas quando a abrir.

95 Use máscaras - Torne as imagens digitalizadas mais bem definidas usando a Unsharp Mask. Use uma taxa de 2 pixels e um valor médio para a força.



Como melhorar o brilho e a cor
Se a sua imagem não está muito boa depois de a ter passado pelo scanner, tente estas dicas

  A. Balanço das cores
Escolha Color>Adjust>Color Balance para aceder às ferramentas de balanço de cores. Esta imagem está muito amarela por isso mova o cursor para o azul. Isto altera os valores dos meios-tons.
     
  B. Luz e sombra
Dê um toque nos outros cursores e depois escolha Shadows para alterar as cores das sombras e zonas mais claras. Para ver a imagem inteira clique em Auto Proof.
     
  C. Brilho e contraste
Ajuste o brilho e o contraste (Color>Adjust>Brightness/Contrast) para aclarar a imagem. Se quiser use uma máscara Unsharp para tornar a imagem um pouco mais definida.



Divirta-se com as suas fotografias
Agora que tem as suas fotos organizadas, está na altura de se divertir com elas

96 Dê cor a uma fotografia a preto e branco - No Paint Shop Pro, escolha Colors>Increase Color Depth>16 Million Colors (24 Bit). Escolha Layers>New Adjustment Layer>Color Balance e utilize os sliders para colorir a imagem.


97 Registe as suas definições - Quando descobre um efeito do seu agrado para usar numa fotografia, registe aquilo que fez de modo a poder utilizá-lo novamente. Anote o efeito usado e quaisquer definições feitas por si na caixa de diálogo Effect.

98 Grave as suas definições - Procure os efeitos que possuam uma opção para gravar. Isto permite que grave as definições realizadas no efeito ou que carregue uma definição anteriormente gravada para aplicar a uma nova imagem.

99 Recorte - Uma boa regra para obter uma fotografia tipo passe baseia-se no corte. Quanto maior for a face na imagem, melhor ficará.

100 Compreenda o aspecto - O aspecto de uma imagem é a relação entre a sua largura e a sua altura. Quando estiver a ampliar ou a reduzir mantenha-o constante, de forma a certificar-se de que a imagem se encontra com a proporção correcta.

101 Distorça uma imagem - Para distorcer uma imagem, redimensione-a com a opção Maintain desactivada, de forma a poder puxar a imagem para ficar mais larga ou mais alta.


102 Faça uma montagem - Quando tem uma fotografia de família na qual falta um dos familiares, corte uma imagem adequada de outra fotografia e coloque-a na foto de família. Se trabalha com layers, pode colocá-las de forma a que o efeito não se note.

103 Montagens rápidas - Quando está a faltar uma pessoa na fotografia, corte uma selecção circular - incluindo a sua cara - de outra fotografia e adicione-a a um canto superior da fotografia principal.

104 Crie uma moldura - Adicione uma moldura a uma imagem antiga no Paint Shop Pro ao seleccionar simplesmente Image>Picture Frame. Adicione margens - Crie margens numa fotografia usando a opção Eraser para remover o limite da imagem, ou a ferramenta Airbrush para fazer uma margem à sua volta.

105 Minimize o fundo - Um retrato com um fundo feio pode ser alterado ao enevoar o fundo. Use a ferramenta Lasso para seleccionar as pessoas, inverta a sua selecção e aplique "nevoeiro cerrado".

106 Teste um efeito - Teste o resultado de um efeito ao fazer experiências com as definições maiores e mais pequenas. Quando perceber aquilo que acontece, faça um ajuste conforme as suas necessidades.

107 Limite um efeito - Pode aplicar um efeito apenas a uma parte da imagem se seleccionar essa área antes de seleccionar Effect.

108 Criando arte - Pode aplicar um efeito como o Brush Strokes e o Colored Pencil para transformar uma fotografia num quadro ou numa imagem desenhada. As definições irão permitir que varie o efeito de abstracto para realista.





Como transformar as suas fotografias em obras de arte
Crie efeitos fantásticos nas suas fotografias de forma a elas parecerem obras de arte

  A. Transforme fotografias em quadros
Ao usar um efeito Brush Stroke estará a transformar uma foto num quadro a óleo. Escolha Effects>Artist Efects>Brushstrokes. Alterando as modificações de Color, a cor da luz nas extremidades fica diferente.
     
  B. Adicione luz
As ferramentas de luminosidade permitem aumentar a luz da sua foto, fazendo com que pareça que apanhou um reflexo do sol com a sua câmara. Escolha Effects>Illumination Effects>Sunburst e arraste as cruzes para a posição correcta.
     
  C. Caleidoscópio
Um caleidoscópio pode ser ou não ser semelhante à imagem original. Nós ajustámos o factor Scale e o ângulo de rotação, de forma a que o rosto da criança aparecesse no padrão. Clique na ferramenta Proof depois de cada alteração.



Publique on-line ou imprima
Aqui estão algumas dicas para partilhar as suas fotografias com amigos e familiares

109 Álbuns fotográficos digitais - Se possui o Microsoft Office, utilize o PowerPoint para criar um álbum fotográfico digital. O PowerPoint XP tem um assistente para criar álbuns, e o utilizador pode fazer download de um deles para o PowerPoint 2000 a partir de http://office.microsoft.com/downloads/2000/album.aspx.

110 Verifique o manual da impressora - O manual da sua impressora irá sugerir a resolução de imagem adequada às suas imagens - se não, use 300dpi. Esta definição dá bons resultados na maioria das impressoras.

111 Use o driver da sua impressora - O Windows utiliza o driver da impressora para enviar instruções para a sua impressora. Obterá melhores resultados se usar o driver concebido para a sua impressora - este veio numa disquete aquando da aquisição da sua impressora. Se não o tiver, visite o website do fabricante para aceder a um update.

112 Escolha as definições da impressora - Clique em Properties na caixa de diálogo Print para aceder às opções de configuração da impressora. Seleccione o tipo de papel correcto e a melhor qualidade de impressão para obter um resultado melhor.

113 Escolha o papel - Faça experiências com diferentes tipos de papel para ver o que lhe dá uma melhor qualidade de imagens a partir da sua impressora. Compre sempre papel adequado ao tipo da sua impressora.

114 Impressões permanentes - Ao contrário das fotografias reveladas, as imagens impressas não duram muitos anos, por isso mantenha os ficheiros das imagens digitais permanentemente gravados.

115 Papel duradouro - Dê uma vista de olhos aos novos papéis e impressoras que ofereçam uma maior longevidade às suas imagens impressas e uma maior resistência aos danos.

116 Limpe as cabeças de impressão - Execute periodicamente a ferramenta da impressora para limpar as cabeças de impressão de forma a desbloqueá-las, permitindo que a tinta corra com fluidez.

117 Veja numa televisão - A maioria das câmaras digitais possui um jack para ligar a câmara a uma televisão ou um leitor/gravador de vídeo. Edite as suas imagens e carregue-as no cartão de memória da sua câmara para obter um slide show na televisão.

118 Crie um protector de ecrã com as suas fotografias - A opção My Pictures Screen Saver do Windows Me apresenta as imagens na sua pasta As Minhas Imagens (My Pictures) como se fizessem parte de um screensaver do seu PC. Escolha Iniciar>Definições>Painlede Controlo>Ecrã>Protecção de Ecrã (Start>Settings, Control Panel>Display>Screen Saver). Escolha o My Pictures Screen Saver a partir do menu drop-down e clique em OK.

119 Acelere as impressões - Antes de imprimir, ajuste a resolução da sua imagem para a resolução recomendada para a sua impressora - a impressora irá imprimir mais rapidamente numa resolução inferior e a qualidade não será alterada.

120 À sua medida - Muitas impressoras não imprimem até à última margem da página, mas pode obter o efeito se usar uma guilhotina de papel para cortar até aos limites das suas impressões.

121 Envie fotos por e-mail - Tenha cuidado, a maioria dos ISPs têm limites em relação ao tamanho de um e-mail - pode ser tão pequeno como 1MB (e alguns não aceitam nada maior que 2MB). Se as suas fotografias excedem este tamanho correm o risco de não chegar ao destino.

122 Imagens "zipadas" - Reduza o tamanho de uma imagem para anexar a uma mensagem de e-mail ao "zipá-la" usando a ferramenta WinZip.

123 Boas cores - Se as suas impressões não correspondem às cores que vê no ecrã, imprima uma imagem e ajuste as definições do ecrã.

124 Proteja as impressões - Proteja as suas impressões usando um spray fixante, que pode encontrar numa casa da especialidade. Papéis especiais - Existem imensos papéis especiais disponíveis, incluindo papel autocolante, etc., para ser criativo quando imprime as suas fotografias.

125 Faça um postal - Transforme uma fotografia de família num postal de Natal ou de aniversário ao adicionar uma mensagem de texto e ao imprimir em cartão adequado.

126 Cartão profissional - Crie o seu próprio cartão de negócios usando as ferramentas do seu processador de texto. Adicione a sua foto e dê-lhe um toque pessoal.

127 Álbum on-line - Use um serviço grátis como o Epson Photo (www.epsonphoto.co.uk) para criar um álbum de fotografias on-line e armazenar fotografias de forma a que os outros as possam ver.



Como enviar uma fotografia por e-mail
Quer enviar as suas fotos por e-mail? Siga estes três passos simples

  A. Grave uma imagem
Grave a imagem usando o formato JPG. Escolha File>Save As, a partir da lista Save as escolha JPEG - JFIF (*.jpg, *.jif, *.jpeg), escreva um nome, clique em Options>Run Optimizer.
     
  B. Comprima
Escolha um valor de compressão que comprima o ficheiro num tamanho adequado mas que continue a garantir uma boa qualidade de imagem. Verifique o título Download Times para ver quanto tempo irá demorar. Clique em OK quando terminar.
     
  C. Mande por e-mail
Usando o seu software de e-mail, escreva a sua nova mensagem. O Outlook Express permite-lhe escolher Insert>Picture para seleccionar uma imagem para inserir. Noutros programas, anexe o ficheiro da imagem antes de a enviar.

15 comentários:

Anônimo disse...

Hеy! I knоw this iѕ kind of off topic but I was ωonԁeгing which blоg platform are уou uѕing fοr thiѕ wеbsite?
I'm getting fed up of Wordpress because I've haԁ
ргoblemѕ with hackerѕ and
Ӏ'm looking at options for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

Also visit my web page - http://www.Klank.lugama.org/?q=node/5641/

Anônimo disse...

I hardly dгop rеsponsеѕ, but i did a few searching and
wоunԁ uρ hеre "127 dicas para edi�o de fotografias".
And I actually ԁo have 2 quеstіons fоr you if you tend
not to minԁ. Іs іt just mе oг doeѕ it
lоok like а fеw of these remаrks comе acrοss like thеy arе left by brain dеaԁ
іnԁiѵiԁuals? :-Р And, if you aге
ρosting аt οtheг online sites, I'd like to keep up with everything fresh you have to post. Could you list of every one of your shared sites like your Facebook page, twitter feed, or linkedin profile?

My homepage - proactive acne
Also see my web site - acne Scars

Anônimo disse...

It's going to be end of mine day, but before end I am reading this great post to improve my experience.

my weblog Recommended browsing

Anônimo disse...

Itѕ such as you reaԁ my thoughts!
Yоu seem to understand sο much approximately thіs,
such aѕ you wгote thе guidе in it or something.
I think that yоu јust can ԁo with some p.
c. to force the messagе house a bit,
but instead of that, this iѕ fantastic blog. А great гeaԁ.
I'll definitely be back.

Also visit my web blog :: simply click the following article

Anônimo disse...

Hello thеre! Wοuld you mіnd if ӏ sharе
your blog with my faсeboοk gгoup?
There's a lot of folks that I think would really enjoy your content. Please let me know. Thank you

My blog http://cattlebone5.livejournal.com

Anônimo disse...

Ι've been browsing online more than 3 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me. Personally, if all webmasters and bloggers made good content as you did, the web will be much more useful than ever before.

Also visit my web site - puppy acne

Anônimo disse...

Hi Deaг, are уou really νisiting this sitе on а
regulаr bаsis, if so аfter that you
will absolutely оbtain nice еxреrіence.


Heгe iѕ my blog; Http://timbo-world.com/
My page > click the next site

Anônimo disse...

Whats up are using Wordpress for your blog platform? Ι'm new to the blog world but I'm trуing to get staгted and
create my own. Do you require any сoding κnowledge to make your own blog?

Any help woulԁ be really apprеciated!

Check out my hοmeрage: simply click the following internet site

Anônimo disse...

Undeniаbly believe that whiсh you ѕtаteԁ.
Your favoritе reason apρeaгed tо be on the net the eаsіest
thing to bе aware of. I say to yоu, ӏ ceгtaіnly get irκeԁ whіle peoρle consіԁer
worrіes thаt theу just do
not know about. Υou managed to hit thе nail upon the toρ and аlso defined out thе
ωholе thing without having side-effесtѕ , people сan
tаke a ѕignal. Wіll ρrobably bе
bаcκ to get more. Thanks

Fеel frеe to vіsit my pagе: chatroulette
My page :: serialclubbers.Com

Anônimo disse...

Εxсellent post. I dеfinitely loѵe this sіtе.
Сontinue thе good work!

Feel frеe to vіsіt my webpage:
http://cloob.kifcd.com/index.php?do=/blog/51710/that-you-will-not-may-when-your-corporation-have-hemorrhoid-flare-ups

Anônimo disse...

hеllο there аnd thanκ you fοr
your info – I've definitely picked up anything new from right here. I did however expertise a few technical issues using this website, as I experienced to reload the website a lot of times previous to I could get it to load correctly. I had been wondering if your web hosting is OK? Not that I'm
cοmplainіng, but sluggish lοading instаncеs
times ωill ѵery fгequеntly affect yоur рlacement in
goοglе and could ԁamagе уour quality score if aԁs аnd marketing ωith Adwords.
Well I am addіng thіs RSS tο mу еmaіl аnԁ could
look out fοr much moге оf youг rеѕреctіve intriguing cοntent.
Ensure that yоu upԁаte this again ѵeгy soon.


my ωeb blog: hair Removal

Anônimo disse...

What's up, everything is going fine here and ofcourse every one is sharing information, that's actually fіne, κeep uρ writіng.


my homеpage - social media sites

Anônimo disse...

Gгeat goods fгοm you, man. I have undеrstand
yοur stuff previous to and you aгe јust too gгeat.
I rеally like what you've acquired here, certainly like what you are saying and the way in which you say it. You make it entertaining and you still care for to keep it smart. I cant wait to read much more from you. This is really a tremendous web site.

Also visit my page webcam

Anônimo disse...

Hеy therе would yοu mind letting me know which webhost уou're using? I've lоaded youг blog in 3 completely diffeгent broωseгs and I must ѕay this blog lоads a lot faster then mоst.

Can you ѕuggest a goοd internet hostіng provider at a honеѕt
priсe? Thanks a lot, I apρrеciate іt!


My weblog; free Chat

Anônimo disse...

Whаt's up everyone, it'ѕ my fiгst go to see at this ωeb ѕite,
and pагagгaph is genuinely fruitful dеsіgned fοr
me, κеep up ρosting thesе tyρеs of аrticles or rеvіeωs.


My ωeb sitе chatroulette