28 de maio de 2010

Como colocar legendas

Você tem uma coleção de video clipes e tá afim de colocar legendas, e de quebra a tradução da música, acompanhe esse artigo.

Você vai precisar:
Virtual Dub v1.5.1
SSA Script Converter 1.0
Subtitler 2.3
DivX Pro 5.0.2


Antes de iniciar, instale todos os programas listados acima... Nenhum deles vem com instalador, portanto você só precisa descompactar os arquivos em qualquer pasta que desejar (ex.: C:\Virtual Dub, C:\SSA Script Converter e C:\Subtitler). Você vai precisar copiar o arquivo Subtitler.vdf que vem junto com o Subtitler 2.3 para a pasta plugins do Virtual Dub. Feito isso você está pronto para começar.

O primeiro passo é você criar a legenda sincronizada com o vídeo, para isso veja o artigo sobre o Subtitle Studio. Você pode salvar a legenda no formato SSA diretamente no Subtitle Studio, mas se você já tem a legenda no formato .SRT ou .SUB você pode convertê-la usando o SSA Script Converter 1.0.


Muito fácil de configurar, o S.C converte a legenda no formato .SRT para o formato .SSA.
Na caixa Source Filename carregue a legenda no formato .srt e na caixa Target Filename indique onde salvar a legenda no formato .ssa.

1 - no primeiro quadro da imagem você pode configurar a fonte da legenda, mudando o estilo, fonte e tamanho.
2 - no segundo configure a cor. A cor primária (Primary) escolha a cor da legenda, a cor secundária (Secondary) será a cor de fundo da legenda. A terciária não vamos usar, deixe em branco.
3 - e finalmente no terceiro quadro você deve configurar a posição em que a legenda aparecerá na tela. (L= esquerda, C= centro, R= direita) nas caixas você pode digitar a distância em pixels em que a legenda deve ficar da borda do vídeo.

Agora clique em Convert e pronto.

Agora vamos configurar o Virtual Dub. Carregue o filme através do menu File > Open Video File.
Adicione o filtro do Subtitler através da opção Filters no menu Video.


Carregue o arquivo da legenda SSA. Clique no botão Show Preview para ver se está tudo certo. Marque a opção {\q2} Manual word wrapping... para que a "quebra" de linha seja feita manualmente. Feche a tela do preview e clique em OK.


Selecione o codec de compressão do vídeo na opção Compression no menu Video. Vamos usar o Divx Pro 5.0.2 (você pode utilizar versões mais atualizadas). Na configuração do Divx escolha uma taxa de bit rate próxima de 950 ou a que você desejar, e certifique-se de marcar a opção Full processing mode.


Agora é hora de configurar a compressão do áudio. Na opção Audio > Compression do menu escolha o codec MPEG Layer-3. Se não aparecer esta opção você pode instalar o Fhg Radium MP3 codec que contém este codec. Selecione a taxa que deseja usar. Vamos escolher 192k para obter uma boa qualidade de áudio e certifique-se que a opção Full Processing Mode também está habilitada para o áudio. Lembrando que a compressão do áudio não precisa ser usada se você quiser manter a taxa existente no arquivo do vídeo.


Feito tudo isso agora é só salvar o arquivo como AVI e pronto, para isso vá na opção File > Save as AVI, dê um nome ao arquivo e aguarde o fim do processo.


Ou se vc quiser converter para VCD ou SVCD, vc faz o mesmo processo só q antes d vc colocar  Save as AVI, vc faz este processo,
Inicie o frame server do vitualdub.
Menu File -> "Start Frame Server"
IMPORTANTE - Salve o frame server com nomes sem espaços. Não sei pq, mas isso dá pau na hora de conectar de outro programa
Salve o arquivo com um nome qualquer
Se vc nunca usou o Frame Server rode o programa "AuxSetup" que está no diretório do virtualdub e clique em "install Handler"

Agora é hora de abrir o TMPEGEnc!

Feche o wizard se abrir, Clique "Load", escolha VideoCD(NTSC).
Em video source, clique em browse e procure o arquivo que vc salvou com "frame server". O áudio será reconhecido automaticamente.
Clique agora no botão "setting" e vá na opção "Motion search precision". Eu escolho sempre "High quality (slow)". Isso aumenta o tempo de conversão mas melhora um pouco a qualidade do MPEG em cenas movimentadas. Você pode escolher o "Highest quality (slowest)", mas a compressão fica muito demorada e a diferença não compensa.

Tudo pronto !
Clique em Start, desligue o monitor em espere umas horinhas.

Parte 5 - Queimando o VCD e outras dicas
Com o vídeo MPEG pronto, é só fazer o VCD com Nero. Com o wizard é muito fácil.
Outras boas dicas para produto ficar legal é pegar a frente do cover do filme (http://www.cdcovers.cc/) e colocar como imagem no menu inicial do filme no Nero. (Lembre de marcar NTSC no Nero sa não o menu fica preto-e-branco em alguns DVDs)

0 comentários: