27 de maio de 2010

Conversão MKV pra AVI


Antes de começar com o tutorial, precisamos entender o que significa AVI, MKV, MP4 e outros.
Todos nós sabemos que são formatos/extensões de arquivos de vídeo, mas não são eles que ditam o Codec que é usado. Quando abrimos um filme no computador o áudio, vídeo e legendas são rodados em separado, mas simultaneamente. Porém seria bem ruim ter que abrir cada um deles manualmente, portanto criaram-se os chamados “containers”, que nada mais são que arquivos únicos que guardam tudo aquilo que um filme (por exemplo) precisa pra funcionar, como o áudio e o vídeo.

Este tutorial terá como principal objetivo ensinar a converter os formatos pra rodarem em DVD Player de mesa que suportam XViD, já que aqueles que assistem no computador não necessitam fazer quaisquer conversões.
Segue abaixo o LINK no Rapidshare com todos os programas que serão usados neste tutorial (exceto o Nero WaveEditor, que deve ser instalado junto com o Nero).
Programas [3,72 Mb]
Link 1: http://w13.easy-share.com/1699098031.html
Link 2: http://rapidshare.com/files/89262148/Programas.rar
——
Passo 01
Separar vídeo, áudio e eventuais legendas que estejam dentro do MKV.
> Para este fim, devemos utilizar o programa chamado MKVExtract GUI.
Usarei como exemplo o arquivo com nome Teste.mkv.
01. Abra o MKVExtract GUI.
02. Já no programa, clique no botão “…”.
03. Em “Content” aparecerão todas as partes que o MKV contém.
04. Selecione todas as partes em “Content”.
05. Agora basta clicar no botão “Extraxt” para copiar todos os pedaços separadamente para o HD. Por padrão o MKVExtract coloca os arquivos na mesma pasta do arquivo de extensão MKV.
Para auxílio, acompanhe os passos na imagem abaixo:

Passo 02
Agora precisamos ver em qual formato estão áudio e vídeo, pra fazer a conversão apropriada pra tocar em DVD de mesa que suportam DiVX/XViD.
Vamos aproveitar a imagem acima pra identificar os codecs usados.
Track ID 1: vídeo
Como pode ser observado, entre parênteses há informações importantes sobre o vídeo. Vê-se claramente que neste exemplo o Codec de vídeo é o XViD. Isso significa que o vídeo não precisa ser reencodado, pois os DVD de mesa que suportam DiVX/XViD conseguem ler este Codec.
Track ID 2: áudio
Como pode ser observado, entre parênteses há informações importantes sobre o áudio. Vê-se claramente que neste exemplo o Codec de áudio é o AAC. Este tipo de encode de áudio não é reconhecido por muitos DVD de mesa que suportam DiVX/XViD, portanto é interessante transformá-lo em MP3 ou AC3. Vejamos como no passo 03.
Track ID 3: subtitles e Track ID 4: subtitles são arquivos de legenda e não necessitam de nenhuma modificação depois de extraídos do MKV.
Passo 03
Aqui vamos tranformar o áudio encodado em AAC pra AC3 ou MP3.
Entre vários testes que fiz com programas de várias “marcas”, o melhor e mais fácil que eu encontrei foi o Nero WaveEditor. Outro ponto positivo deste programa é que a grande maioria dos usuários já o tem instalado na máquina.
No exemplo utilizarei o Nero WaveEditor 3.8.3.0, que vem junto com o Nero Ultra Edition 7.8.5.0. Acredito que qualquer versão do Nero 7 já há suporte a este tipo de encode.
Após fazer a extração dos arquivos contidos no MKV através do MKVExtract ficaremos com 4 arquivos separados, sendo um de vídeo, um de áudio e mais dois de legenda (uma legenda em Português e a outra em Espanhol). Segue imagem abaixo:
tranforme mkv para avi em poucos passos 002.thumbnail Aprenda a 
transformar MKV para AVI
Note que o vídeo já saiu com “container” AVI. O áudio está no formato AAC, e precisa ser reencodado para AC3 ou MP3. Os arquivos de legenda não necessitam modificações.
Agora abra o Nero WaveEditor:
Vá em “Arquivo” > “Abrir” e procure em seu HD o arquivo extraído de extensão AAC (no caso do exemplo, é o Teste_Track2.aac). O Nero WaveEditor abrirá uma janelinha escrito “Criando arquivo de pico”. Este processo demora alguns minutos, dependendo da velocidade de seu processador.
Quando o Nero WaveEditor concluir o processo acima, veremos os picos de som. Neste exemplo há notadamente 6 canais de áudio (famoso 5.1 canais), pois há 6 picos. No final deste passo entenderemos a importância de saber o número de canais do áudio, para ser feita a escolha certa em qualidade.
tranforme mkv para avi em poucos passos 003.thumbnail Aprenda a 
transformar MKV para AVI
Agora teremos várias opções de formatos de áudio. Como este tutorial é voltado para DVD de mesa que suportam DiVX/XViD trabalharemos apenas com MP3 e AC3.
Qual a importância em saber quantos canais tem o áudio de origem?
A resposta é muito simples. O formato mp3 aceita no máximo 2 canais de áudio, sendo assim o áudio final acaba perdendo um pouco de sua qualidade, e também quem tem Home Theater não desfrutará de todas as caixas. Já o formato AC3 suporta 5.1 canais, ou seja, terá um áudio bem mais abrangente, forte, com graves definidos, mesmo se for tocado em sistemas 2.0 canais.
Concluímos que caso o áudio de origem esteja com 5.1 canais, é recomendável o reencode em AC3 pra manter a excelente qualidade.
Para tranformar em AC3:
Vá em “Arquivo” > “Salvar como…”.
Em “Salvar como tipo:” escolha AC3 file(*.AC3). Agora clique no botão “Opções…” para configurar o encode. A “Taxa” são os bitrate do AC3, sendo 448kbps a melhor qualidade e 384kbps o melhor tamanho. Clique “OK” na janela menor, escolha um nome para o seu arquivo de áudio que sairá em AC3 e clique em “Salvar”. Aparecerá uma janela escrito “Salvando”. O processo demora um pouco, lembrando que depende muito da velocidade de seu processador.
Veja a imagem abaixo:
tranforme mkv para avi em poucos passos 004.thumbnail Aprenda a 
transformar MKV para AVI
Para tranformar em MP3:
Vá em “Arquivo” > “Salvar como…”.
Em “Salvar como tipo:” escolha mp3/mp3PRO file(*.mp3). Agora clique no botão “Opções…” para configurar o encode.
Nessa nova janela que abriu é muito importante a opção “Ativar mp3PRO” esteja desmarcada. Escolha “Taxa de bits constante” e em seguida escolha o bitrate que melhor lhe agrada. Uma boa qualidade pra mp3 é de 128kbit, 48000 Hz, Estéreo. Porém a qualidade 192kbit, 48000 Hz, Estéreo é altamente recomendada pra uma melhor qualidade sonora. Em “Qualidade de codificação” é interessante deixar “Média” ou “Altíssima”. Veja os procedimentos na imagem abaixo:
tranforme mkv para avi em poucos passos 005.thumbnail Aprenda a 
transformar MKV para AVI
Podemos perceber que é extremamente simples o reencode do áudio, em qualquer dos formatos.
Passo 04
Aqui veremos como juntar todos os pedaços (áudio e vídeo) em um arquivo AVI.
Para esse processo usaremos o VirtualDubMod 1.5.4.1 build 2178.
Depois de tranformar o áudio no formato desejado, ficamos com os seguintes arquivos no disco:
tranforme mkv para avi em poucos passos 006.thumbnail Aprenda a 
transformar MKV para AVI
OBS: Neste tutorial juntarei áudio AC3 com vídeo AVI. O processo com um arquivo em MP3 é exatamente o mesmo.
Abra o VirtualDubMod, vá em “File” > “Open vídeo file…” e procure o AVI que extraímos com o MKVExtract (neste exemplo é o arquivo Teste_Track1.avi).
Agora clique em “Streams” > “Stream list”. Abrirá uma janela com título “Available streams”. Nesta janela, clique no botão “Add”. Procure no HD o arquivo de áudio reencodado (no caso deste tutorial, é o arquivo Teste.AC3). A janela ficará assim:
tranforme mkv para avi em poucos passos 007.thumbnail Aprenda a 
transformar MKV para AVI
Clique OK nesta janela. Agora novamente no VirtualDubMod vá em “Vídeo” e marque a opção “Direct stream copy”, como segue abaixo:
tranforme mkv para avi em poucos passos 008.thumbnail Aprenda a 
transformar MKV para AVI
Seu vídeo está quase pronto. Agora vá em “File” > “Save As…”. Em “salvar como” deixe Áudio-Video Interleave (*.avi). Dê o nome que achar melhor, já que este será o arquivo final. Clique em “Salvar” e aguarde o processo terminar (é rápido). Pronto, seu vídeo está pronto pra rodar em um DVD de mesa que suportam DiVX/XViD.

0 comentários: