29 de maio de 2010

Dicas basicas para fotografar

A necessidade de criar um tutorial que desse algumas dicas básicas sobre como fotografar os seus mocs. Eu próprio já tinha referido que tencionava fazer isto e como mais vale tarde do que nunca aqui vai.
A técnica (e a arte) fotográfica tem vários aspectos a considerar, enquanto alguns são de carácter científico, outros são de carácter artistico/estético, por isso mais subjectivos e dependentes da sensibilidade ou capacidade de observação de cada um.
Este pequeno tutorial que aqui apresento, não pretende sequer abordar ou explicar nenhum desses aspectos (que apenas interessarão a alguns) mas apenas mostrar de maneira simples como toda a gente pode fotografar, com resultados aceitáveis, os seus mocs.
Este é o "método" que eu uso pessoalmente, com o qual obtenho bons resultados e sinceramente não me ocorre nehum mais simples.

É necessário:


- uma fonte de luz, de preferência natural, claro, mas se for artificial funciona na mesma, desde que suficientemente forte. Quem não tiver a possibilidade ou condições para fotografar com luz natural pode usar este mesmo "setup" com uma lampâda incandescente, para melhores resultados usem uma "lâmpada de luz do dia" de 75w (é assim mesmo que se chamam, são azuladas e simulam a luz natural).

- Três pedaços de cartão com um tamanho aproximado de 30x30 (para cenas pequenas tipo vinhetas, para mocs grandes o tamanho deve ser adequado ao que quiserem fotografar). Forrem os cartões a papel branco.

- Colocam dois deles na vertical e fixam-nos formando um angulo de 90º, o terceiro fica como base.


- Colocam o vosso cenario junto de uma fonte de luz.
Nota importante: é obrigatório ficar um cartão do lado oposto á fonte de luz, que funciona como reflector (ver foto).


- Tendo esta cena montada, podem usar outro papel como fundo pode até ser preto ou colorido (os melhores resultados a nível de correção da exposição e naturalidade das cores, obtém-se comum fundo cinza médio).
Nota: para obter um fundo uniforme o papel de fundo não deve ser vincado, isto é formar uma aresta, prendam-no na parte superior da "parede" de trás e deixem-no cair formando uma curva suave (ver foto).


Nas opções da máquina fotográfica (se/as que tiver) usem:
- Função Macro;
- Zoom na posição média, a grande angular (ex. 35mm) distorce as imagens se fotografarem de perto;
- Valor ISO/ASA baixo (100 por ex.);
- Abertura do diafragama reduzida (numa máquina digital por ex. entre 4-6) para aumentar a profundidade de campo (zona focagem):
- Tripé, ou a máquina pousada/apoiada em qualquer coisa, ou a mão "bem segura".

0 comentários: