8 de maio de 2010

OutPost Firewall Pro

Num mundo cada vez mais informatizado e conectado, a segurança torna-se um fator cada vez mais necessário. Para isso, o uso de um bom firewall torna-se quase obrigatório. Mas são tantos firewalls disponíveis, qual eu devo escolher?! Neste tutorial eu mostrarei as funções do Agnitum Outpost Firewall 2.0 PRO e veremos se ele pode ser a sua opção de segurança :) ...

Entre no site da Agnitum (http://www.agnitum.com/) para baixar a última versão do Outpost Firewall PRO (versão 2.0.238 no momento em que este tutorial está sendo escrito). Ele funciona em Windows 98/ME/NT/2000 e XP, e é shareware por 30 dias. Após este período você terá que desembolsar US$ 39,95 para comprá-lo.

A instalação não exige maiores explicações, basta seguir o assistente. Porém a tela abaixo chamou a minha atenção: ela permite que você mude o idioma do programa - e para a nossa alegria o português brasileiro está disponível!




Ao final da instalação, um assistente se abrirá. Nas duas telas que se seguem, basta marcar a opção Apply auto configuration para que os programas mais comuns de acesso à Internet e a rede sejam liberados para acessos externos. Ao final o programa pedirá para reiniciar o computador, basta clicar em OK.



 Usando:
Após reiniciar o computador, uma tela aparecerá lhe lembrando que você só poderá usar o Outpost Firewall 2.0 PRO por 30 dias gratuitamente. Clique em Continuar para sair desta tela.

Agora o firewall será aberto. Esta janela mostra as mudanças efetuadas em cada atualização do programa. Clique em Fechar para sair desta tela.

Esta é a tela principal do programa. A parte esquerda da tela mostram uma lista com a opção de visualizar as portas da internet abertas pelos serviços do Windows e por outros programas, além de mostrar uma lista com os pacotes recebidos e enviados que foram bloqueados e que foram permitidos. Na parte direta da tela, você pode ver com mais detalhes as opções listadas na parte direita da tela.

Na barra de ferramentas você tem a opção de modificar as maneira com que o firewall vigiará seu computador. Deixe selecionada a opção Assistente de regras para que cada programa tenha regras personalizadas.

Alguns programas já vêm configurados (como o Internet Explorer) mas se você tentar entrar com algum programa desconhecido pelo firewall, uma tela de configuração de regras aparecerá. Para que o programa sempre tenha acesso a internet, marque a opção Permitir todas as atividades para esta aplicação e clique em OK.

Se sempre quiser bloquear a aplicação, marque a opção Parar todas as atividades para esta aplicação. Se você não tem certeza se esta aplicação é segura, você pode bloqueá-la ou permiti-la apenas por esta vez (botão Bloquear Agora e Permitir Agora respectivamente). Caso escolha uma destas opções, a a tela de regras aparecerá novamente se a aplicação tentar acessar a Internet.

Os firewalls também precisam de atualizações e o Outpost Firewall não foge à regra: para atualizar seu firewall acesse o Menu Ferramentas > Atualização Agnitum. Você pode escolher entre a atualização Automática (que atualiza todos os componentes que devem ser atualizados) e a Personalizada (em que você escolhe o que será atualizado). Escolha a atualização automática e clique em Next> para atualizá-lo.



 Configurando:
Para configurar seu Outpost Firewall, acesse o Menu Opções > Geral ou aperte a tecla F2 do teclado.

Guia Geral: Opções diversas do programa, como se o firewall será minimizado para a área de notificação (Minimizar para a Bandeja do Sistema) e se o programa exigirá senha para proteger as configurações (Proteção por senha)

Guia Aplicação: Nesta guia você verá as regras já criadas, poderá modificá-las (Editar), removê-las (Remover) ou adicionar uma regra nova (Adicionar).

Guia Política: Aqui você também poderá mudar a maneira com que o Outpost Firewall protegerá seu computador, sendo que você terá uma breve explicação da diferença entre cada nível de proteção.

Guia Plug-Ins: Aqui você verá todos os extras que o Outpost Firewall trás. Para configurar os extras do programa, selecione-o na lista e clique em Configurar.

Detecção de Ataque: Este extra do Outpost Firewall permite que você configure quando você será notificado de uma tentativa de ataque (basta deslizar o controle para o nível de alerta desejado). Em Bloquear intrusos você poderá bloquear o IP do responsável pela tentativa de invasão por um determinado período.

Conteúdo Ativo: Aqui você poderá configurar quais itens serão executados em páginas da Internet (Páginas Web) e em e-mail e newsgoups (Mail, News). Você poderá desabilitar até pop-ups, mas o bloqueador deste extra não é o mais eficiente que existe (totalmente compreensível pois o programa não foi feito para isso).

Propaganda > Texto HTML: Bom, o Outpost Firewall 2.0 PRO também tem um bloqueador de banners. Aqui você poderá ativar o bloqueador segundo palavras-chave, mas não aconselho pois a navegação fica muito lenta com este filtro.

Propaganda > Tamanho da Imagem: Já este filtro é bem mais eficiente. Ele trava as imagens conforme o tamanho delas, basta escolher o tamanho. O melhor é que a velocidade da navegação não é afetada.



 Conclusão:
O Outpost Firewall se mostrou nos testes um firewall confiável e cheio de funções e o que me deixou surpreso, entretanto, foi sua "estranhíssima" leveza: em todos os testes que fiz durante o tutorial ele não superou 4 Mb de memória RAM  ocupada, o que o torna uma excelente escolha para máquinas com pouca memória e/ou lentas ;) ...

1 comentários:

Anônimo disse...

Для успокоения любви он бесполезен
!!!