27 de maio de 2010

Transforme o Pc em um Videokê

Você pode transformar o seu micro em um aparelho de videokê profissional muito facilmente. Para isso, o seu micro precisa ter uma placa de som instalada e um microfone plugado em sua entrada "line in". Note que a entrada line in da placa de som usa um plugue pequeno (chamado P2) e a maioria dos microfones usa um plugue maior (o famoso "plugão"). Você terá de usar um microfone que utilize um plugue pequeno ou então deverá usar um adaptador de plugue pequeno para plugue grande, que você encontra com certa facilidade em lojas de aparelhos de som.

Você pode, opcionalmente, ligar o seu micro a um amplificador estéreo, para ter um som mais potente, principalmente se você quiser transformar o seu videokê em atração das suas festinhas. Para isso, você precisará de um aparelho de som com entrada auxiliar (chamada Aux, Tape, CD, Video ou MD, dependendo do aparelho de som) e um cabo, que deve ser ligado nessa entrada do aparelho de som e na saída line out da placa de som de seu micro. Esse cabo é o mesmo usado para ligar aparelhos de CD portáteis (Discman) ao aparelho de som, isto é, possui um plugue P2-estéreo em uma das pontas e dois plugues RCA na outra ponta. Na dúvida, basta procurar em lojas de som o cabo para ligar o Discman ao aparelho de som que o vendedor entenderá qual é o cabo que você quer.
Tendo o equipamento necessário, basta instalar o programa de videokê em seu micro. O mais famoso é o Real Orche, que possui versão em português e pode ser baixado em http://www.karaokenet.com.br/index_Players.html.
Em seguida, o próximo passo é conseguir músicas para o seu videokê, que são arquivos com extensão Kar ou St3. Esses arquivos podem ser facilmente achados na Internet, através de ferramentas de busca como o Cadê? (http://www.cade.com.br), o Yahoo! (http://www.yahoo.com.br) e o AltaVista (http://www.altavista.com). Dê uma olhada em http://www.cade.com.br/culmusalkar.htm para ver um monte de sites contendo esse tipo de arquivo, além do próprio site do programa Real Orche, http://www.karaokenet.com.br. Você encontrará todo o tipo de música: MPB, samba, pagode, brega, romântica, internacionais, etc.
Lembramos que, em inglês, o que chamamos aqui no Brasil de videokê é chamado de karaoke (sem acento). Lembre-se disso na hora de utilizar as ferramentas de busca em inglês na procura por músicas internacionais.
Tendo as músicas em seu micro, é só tocar e brincar com a família e com os amigos!
Se tudo estiver aparentemente funcionando mas você não estiver conseguindo usar o microfone (a música toca mas você não consegue cantar), não se esqueça de verificar o volume do microfone no mixer do micro, que deve estar baixo. O mixer é acessado dando um duplo clique com o mouse sobre o ícone do alto-falante que há ao lado do relógio (canto inferior direito).
As músicas de videokê são, na verdade, arquivos do tipo Mid contendo a letra da música e o momento de se cantá-la. Você pode criar facilmente os seus próprios arquivos de videokê. Para isso, basta você ter a letra da música em formato Txt e a música gravada em formato Mid. Na Internet você encontra arquivos Mid aos montes (use as ferramentas de busca da encontrá-las). Em http://www.karaokenet.com.br/Editar_ST3.htm você encontra um tutorial passo-a-passo ensinando a editar suas próprias músicas de videokê.

0 comentários: