28 de maio de 2010

Tutorial Karvid

Software e antigo sem suporte (não há como fazer o registro), porém e muito fácil de usar, os recursos de ajuste são grandes e simples, não achei similiar em relação à facilidade e recursos, apesar dos bugs.

1 - Abra karvid (ignore a mensagem de erro, caso ocorra, problema deve-se a comunicação com CODECS, já percebi que ao alterar o pacote de codecs o comportamento muda, e a mensagem de erro some).
Nota: Na abertura aparece a pergunta a pergunta “Would you Really Want to Continue” com as opções
“Ok” ou “Cancel”, acredite algumas vezes você deve clicar em “Cancel” para o programa entrar????? Este problema ocorre na versão sem registro com uso do crack, a mensagem não aprece mais na tela (BUG 1).
2 - Abra a música (.kar ou MIDI) - Com File/Open ou com ícone na primeira coluna do programa
3 - Escolha fundos para a música- entre em timeline (add image .jpg, .bmp .wmf .ico ...) - podem ser várias fotos - muito legal!!. Observe que após inserir as fotos, elas ficam no rodapé. Não se preocupe com a resolução das fotos quando maior melhor, não vai interferir no vídeo, porém se a qualidade da foto for baixa o vídeo vai sair ruim. Lembre que o vídeo vai pegar a foto e gerar uma imagem desta, e não importar está, isto é, uma imagem ruim vai gerar um vídeo ruim, sem ganhos nenhum no tamanho do arquivo (faça seu teste).
4 - Gravar a Música – Faça primeiro, os ajuste do aúdio “Process/Preferences/Áudio”, escolha a melhor qualidade Bits per sample: 16 ; Channels: Stereo ; Sample Rate: 48000 e seu MIDI output port: SoundMAX WDM MIDI (opção vai variar, conforme o driver da sua placa de aúdio).  Entre em “Process/Audio records/Start” – Neste momento é gerado um arquivo wav a partir do arquivo .kar ou .mid, ouça toda a música até o final, neste momento você tem a opção de salvar o arquivo wav, mais não há necessidade.
Tive problemas no ajuste do campo MIXER e CONTROL: para fazer funcionar, selecionei a opção “mix de saída de som wave” (dependem da placa de som) e fiz ao mesmo ajuste no driver de som para gravar “mix de saída de som wave”. (lembre estas alternativas vai depender da placa de som). A opção “Som wave” também funciona.
CUIDADO: Gravei várias vezes errado, até entender o problema de comunicação do KARVID com o driver de áudio, muitas vezes ao iniciar a gravação, o canal de entrada para gravação era desativado no driver de áudio (SoundMAX), como resultado o vídeo gerado .avi ficava sem som. A solução e que antes de gravar, deve-se sempre alterar o canal de gravação no drive de áudio, após qualquer configuração no campo CONTROL do Karvid. (BUG 2)
CUIDADO: No final da gravação do aúdio aparece uma tela cinza que compre toda a tela, fechar o programa e reiniciar (BUG 3), não achei a explicação, porém não muito comum.
DICA: Percebi em um micro sem a placa de som integrada que não existem as opção “mix...wave” e “som wave” neste micro não consegui gerar um arquivo wav com som, (para teste pegue wav pequeno, vá alterendo as configurações e salve este no final, após escute no player), a única forma foi gerar o wav com software “Direct MIDI to MP3 Converter” . assim no Karvid ao infez de gravar a música usar a opção “Select audio File” e localizar o arquivo wav e seguir em frente.
5 - Mude a fonte da letra (ícone do lado direito) - se achar necessário (ao clicar nas flechas a legenda aparece, ai você ajusta o tamanho). Verificar percorrendo seletor localizado na parte inferior como vai ficar a imagem e em função disto, ajuste as letras (o ajuste padrão e o ideal).
CUIDADO: Existem duas opções de ajuste do texto em “Preferencs/Font” e na coluna direita, escolha uma somente, porque os ajustes são diferentes e não se comunicam, porém os 2 alteram o formato das fontes
(BUG 3).
Nota : O ajuste  “Preferencs/Font” só apresenta resultado completo (ajustes do número de linhas), antes de você gravar o áudio.
6 - Selecione o codecs de video – (Atenção: está sequência depende dos Codecs do seu sistema) Utilizei o Xvid para reduzir o tamanho. Caso não tenha o codec precisa estar instalado http://www.xvid.org ,(entre Xvid codec / download). Este codecs é gratuito e aberto o que garante um bom padrão.
Vá em “Process/Preferences/Vídeo”, escolha uma compressão de vídeo – XVID XVID. Após vá “Process/vídeo codecs properties /Other Options/Encoder – Xdiv”. O formato final vai continuar sendo.avi porém já bem reduzido em torno de 60MB.
Nota 1: Após instalar uma nova versão de pacotes Codecs pode ocorrer alterações mas opções.
As variedades de ajustes nos codecs de vídeo são muito grandes, busque a que mais lhe agrada, lembre-se que após definir seu ajuste, não vai mais precisar mexer nos próximos video.
Nota 2 : Ocorria no começo do programa um erro referente ao codec “FFDshow” parou de acontecer após instalar uma nova versão do “K-Lite Codecs Pack” (pacote de codecs),  que mostra que problema se deve aos codecs e não ao programa.
Dica 1: Use os default dos codecs para gerar o vídeo, caso contrário pode ser reduzida a qualidade de imagem, na opção Xvid tive a melhor a qualidade do vídeo (faz seus testes). Lembre-se de usar o som sempre com qualidade máxima (o motivo é obvio).
Dica 2 : Em relação ao tamanho da imagem (“Process/preferences/vídeo” – Size) apesar dos padrões abaixo o programa não aceita outra especícicação. Cuidado: Ao mudar o tamanho da tela para outros padrões o programa no meio da gravação (“Writing vídeo stream...”)  interrompe a gravanção avi, o arquivo gerado fica sem som e pela metade (BUG 4). Tive sucesso também com o padrão 480 X 576 25fps. Quem conseguir outros ajustes, favor informar-me.

PC – 320 x 240 25 fps
PC – 640 x 480 25 fps
[Super VCD] PAL – 480 x 576 25fps
[VCD] PAL – 352 x 288 25fps (padrão do software, não aceita outro)
[DVD] PAL – 720 x 576 25fps

7 - Gerar Vídeo - clique em export vídeo (selecionar um nome) - nesse momento você verá a mensagem  “Preparing video stream...” e após está “Writing vídeo stream...” (demora mais o menos 3 minuto, varia em função da codecs usado e da velocidade do computador, pode durar muito tempo, faça seu ajuste em relação a velocidade e qualidade)
Nota: Você pode utilizar o MediaCoder (www.superdownloads.com.br ) que é um conversor universal  de áudio e vídeo (de código aberto- GNL) para compactar mais o vídeo ou caso tenha problema com codecs do KARVID, você pode gerar o arquivo avi sem compactação (+/- 650 MB) e após passar no MediaCoder.
Não esqueça que no computador é infinitamente melhor, usar o CANTE! para player dos arquivos (.KAR .MIDI ou .ST3) e não fazer player com arguivos .avi

Cuidado : Ao gravar alguns videoke sem compressão, e ao tocar o mesmo no player “Media Player Classic” o vídeo estranhamente pula do ínicio para metade, porém no “Windows Media Player” o problema não ocorre, por isso desta vez o bug fica com o player. Problema ocorre de forma intermitente e é muito raro e deve-se ao arquivo .kar usado, e não deve interferir na geração do DVD

SUPERDICA: Para fazer seus testes escolha o menor KAR que achar (usei “Peixo-Vivo.kar”) e uma única imagem jpg, grave tudo, em diretório de teste, e comece a verificar as melhores configurações para seu micro, após achar a melhor solução não vai mais precisar mexer o programa, estas configurações ficam armazemadas.

CUIDADO: se você tiver usando a versão Karvid  para teste (sem registro, após 30 dias de teste) não vai aparecer a mensagem “Writing vídeo stream...” problema similiar ao BUG 4, ficando assim difícil achar o culpado, ACHA TESTE !!!!!!.


8 - Assistir - pode ver o karaokê finalizado no Media Player (o resultado é bom, chega inclusive ser melhor que alguns comercializado, com relação ao som este só depende da qualidade do arquivo .KAR e da sua placa áudio (sintentizador), inclusive tem a vantagem de você inserir as fotos de seu gosto.
DICA:
1 - Entre no GOOGLE/IMAGENS e digite o nome do cantor por exemplo.
2 - Insira fotos das crianças nos VIDEOKE da XUXA.


Nota –  Após conseguir o primeiro Videoke a rodar no Media Player do Windows, os demais são bem rápido, acostume-se com software, os BUG são devidos aos muitos recursos existente, ganha disparado dos concorrentes, pelo que pesquisei, e a alternativa mais rápida e simples para o objetivo de gerar videoke em avi a partir de arquivo .kar ou Mid. A melhor alternativa que pesquesei é o KARAFUN.

Sugestão use o player  “Media Player Classic” ( e o velho Media Player 6.4 do Windows que ficou com o código aberto) , www.baixaki.com.br este aceita também formatos como QuickTime, RealVideo , MP4 e muito mais.

Dica : Caso queira gravar outra música você deve reiniciar o Karvid (BUG 5).

0 comentários: