8 de maio de 2010

Usando AntiVir PE

Introdução: Muitos usuários pensam que antivírus gratuito para Windows se resume em AVG ou avast!, o que é incorreto. Vamos conhecer neste tutorial o AntiVir PE, excelente software antivírus gratuito para uso pessoal.
1. O AntiVir PE é gratuito para uso pessoal, e pode ser baixado em http://www.free-av.com/. Compatível com todas as versões do Windows, seu download é de aproximadamente 6 MB.
2. Quando instalado, o próprio AntiVir já faz uma varredura no sistema e mantêm o módulo de proteção automática, bem simples. Porém, este módulo traz várias configurações, que podem ser acessadas no Menu Options > Configuration.
 


 
3. Guia Scanner: aqui você pode definir como a proteção automática deve agir (Device Mode). Você também pode definir quais tipos de arquivos serão monitorados (Files to scam). Você pode configurar a proteção para monitorar todos os arquivos do sistema (All files) ou usar uma lista de exclusão (Use file extension list).
 

 
4. Guia Action: Nesta guia você deve decidir o que fazer quando um vírus for encontrado e o arquivo não for reparado (Action if file not repaired). Você também pode definir quais tipos de notificações (Notifications) serão usadas para avisar sobre a descoberta de vírus.
 

 
5. Guia Heuristic: Nesta guia você pode ativar a heurística para vírus de macro (Macro virus heuristic) e para outros arquivos (Win32 file heuristic) A heurística é uma tecnologia que permite rastrear um vírus desconhecido segundo seu comportamento.
 

 
6. Guia Unwanted Programs: Esta guia permite que você ative a proteção especial contra outros tipos de arquivos maliciosos que não sejam vírus. O mais indicado é ativar todas as proteções (Select all).
 

 
7. De volta a tela da proteção automática. Você pode acessar os dois mais importantes módulos do software através do menu File. São as opções Start Internet Update e Start AntiVir Main Program.
 

 
8. O processo de atualização é bem simples - embora nada prático. Basta clicar em Start e aguardar a atualização, e houver alguma disponível.
 

 
9. Este é o módulo de varreduras. Sua configuração pode ser acessada no menu options > Configuration, mas esta é muito semelhante a configuração do módulo de proteção automática. Para realizar uma varredura, basta selecionar os drivers desejados e clicar no botão em forma de lupa na barra de ferramentas (Scan).
 

 
10. Esta é a tela de varredura, caso queira interrompê-la, basta clicar em Stop.
 

 
Várias configurações disponíveis, em se tratando de software gratuito.
Compatível com a Central de Segurança do Windows XP SP2.
Péssimo módulo de atualizações, nada intuitivo.
 
Conclusão: O AntiVir PE é uma ótima opção a ser considerada por pessoas que querem usar um antivírus gratuito. Suas várias opções, leveza e compatibilidade com a central de segurança do SP2 são bem-vindas, mesmo com o fraquíssimo módulo de atualização.

0 comentários: