8 de maio de 2010

Usando o AVG

Introdução: Vamos ver como anda o AVG, famosíssimo antivírus também compatível com o centro de segurança do Windows XP SP2.
Parte 1: Instalação e Assistente inicial
1. Neste tutorial estou falando da versão Professional Single 7.0. Você pode rodá-lo por 30 dias sem nenhuma limitação. Após este período você deve compra-lo, por 100 reais. O site brasileiro do AVG é www.avgbrasil.com.
2. A instalação é ridiculamente fácil, e logo na primeira tela, você já pode mudar o idioma para o português. A única tela que pode dar um pouco de confusão é a abaixo, na qual você pode escolher componentes extras a ser instalados.
 


 
3. Após a instalação, o AVG se abrirá automaticamente, com um assistente de inicialização (ainda em inglês). Esta primeira tela é para atualizar o antivírus. basta clicar no botão Run Update para iniciar o processo. Vamos falar sobre isso com detalhes mais adiante.
 

 
4. Na próxima tela, você pode criar um disco de resgate (para rodar o AVG antes do sistema, no caso de um vírus mais "poderoso"): basta clicar em Create a Rescue disk.
 

 
5. A última tela do assistente é para fazer a varredura do computador faria a varredura em busca de vírus, mas vamos configurar alguns aspectos primeiro... O idioma é um bom começo. Aponte para o Menu Service > Language selection, e na janela que se abre, escolha português.
 

 
6. Agora clique no botão Atualizar localizado na janela principal do AVG para realizar a atualização do produto.
 

 
7. Após clicar no botão A partir da internet basta clicar em Atualizar nesta tela.
 

Parte 2: Configurando disco de resgate e e-mail

1. A configuração destes dois itens estão no Centro de Controle do AVG. Clique no botão corresponde na janela principal do programa.
 


 
2. No Centro de Controle, escolha o quadro correspondente ao Verificador de E-mails e clique no botão Ativar na parte inferior da tela.
 

 
2a. Deixando marcadas as configurações avançadas da tela anterior, escolha o programa que será usado para os e-mails.
 

 
2b. Agora escolha qual identidade será usada para a proteção (na maioria dos casos, a identidade principal é a usada).
 

 
2c. Agora defina se todas as mensagens recebidas pela identidade serão verificadas (provavelmente a resposta será Sim).
 

 
2d. Nesta tela, o AVG mostrará as modificações feitas no Outlook Express.
 

 
2e. Após repetir os dois últimos passos (só que para e-mails enviados), a configuração está terminada e seus e-mails já estão protegidos. Para que o AVG seja compatível com outros programas de e-mail, você deve instalar os módulos correspondentes na instalação.
3. Para criar um Disco de Resgate, clique no botão Disco de Recuperação, no Centro de Controle.
 

 
3a. Após definir o idioma, você pode escolher o que fará parte dele. Aconselho a deixar as duas opções ativadas.
 

 
3b. Agora você pode definir um nome para a cópia de segurança da área de sistema. Você também pode adicionar comentários para o backup.
 

 
3c. Nesta última tela você pode escolher para o disco ser feito em uma pasta e diretamente no disquete. São necessários dois disquetes para o disco de resgate, e após esta tela, o disco já começa a ser feito (obviamente os disquetes serão formatados).
 

 
Bem, chega de configuração: vamos para o antivírus!

0 comentários: