5 de junho de 2010

Como colocar mais de 80 minutos em um VCD

OBJETIVO: Orientar de forma simples o procedimento para colocar mais de 80 minutos de filme (formato .AVI) num VCD através de um passo a passo simplificado sem intenção de passar conteúdo técnico (pois não disponho das mesmas), visando facilitar o entendimento para principiantes através de uma linguagem “amadora”.
FONTE DE PESQUISA: Estudos próprios- Tentativas e Erros

PROGRAMAS UTILIZADOS:
TMPGEnc Free Totalmente free para VCDs (possui um trial de 14 dias para SVCD e DVD). Para baixar, clique em downloads na página que abrir.
Nero Express


CONSIDERAÇÕES: Muitas vezes nos deparamos com aquele filme que ultrapassa os 80 minutos, e nos sentimos frustrados por termos que dividir ele em 2 partes, não raro, por poucos minutos de excesso de tempo. Mas é possivel ajustar para que caiba dentro de uma midia CD-R apenas.
ATENÇÃO: Para isso, temos que mexer nas opções de Bitrate de Video, o que acarreta em maior perda de qualidade de imagem. Sugiro que cada um teste os limites que julgar aceitáveis antes de descartar o filme original. Lembro também, que a perda de qualidade é mais sentida em filmes que tenham muita ação/movimento, filmes escuros e com tons vermelhos. Cabe a cada um analisar pelo seu gosto pessoal.
O bitrate padrão do VCD é de 1150. Utilizando ele, você coloca 80 minutos num CD-R.


VAMOS AO PROCESSO:

Ao abrir o programa TMPGEnc ...
Utilizamos o PROJECT WIZARD, mantendo as configurações de NTSC e CBR standard format -> NEXT

A seguir, escolha o arquivo do filme que vai trabalhar através do Browse de Video File -> ABRIR
Se o áudio for do mesmo filme, ele já entra automaticamente em Audio File
Se quiser obter o áudio de outra fonte, escolha o arquivo atraves do Browse de Audio File -> ABRIR

Selecionados os arquivos de VIDEO FILE e AUDIO FILE -> NEXT



OBS: - Nesta pagina, você pode fazer a opção de Source Range para fazer cortes e pequenas edições no seu filme. Apesar que recomendo mais que esses cortes sejam feitos pelo VirtualDub. Não vou me ater neste detalhe, pois não é esse o objetivo deste Passo a Passo.

Nesta pagina, clique em OTHER SETTINGS para fazer as configurações necessárias.


Vai abrir a janela dos MPEG Setting:



Na pasta VIDEO: dê um clique no "bitrate " e desbloqueie ele (UNLOCK)... surge um alerta... dê YES .
Na pasta ADVANCED: No video arranje method, selecione: Full screen- Keep aspect ratio (esse item é importante para que não haja deformação do filme final)



Na pasta GOP STRUCTURE: Selecionar -- Force picture type setting
Na pasta SYSTEM: dê um clique no "StreamType " e desbloqueie ele (UNLOCK)... surge um alerta... dê YES .
Depois abra a chave ao lado e selecione: MPEG-1 VIDEO-CD (Non Standard)

OK --- Final de settings --- as outras pasta não precisam ser mexidas, a não ser que queira mexer no som – pasta AUDIO.

NEXT ... Vai cair na janela de Bitrate Settings .



Nesta página, primeiro ajuste o tamanho da midia. By Defalt, ele usa o 74mim, nossas midias geralmente são 80 mim.
Depois vamos ao ajuste do Bitrate (Bitrate Setting)
Você pode ajustar ele de 3 formas:
1- Na linha do AVerage Video Bitrate, você pode ajustar o bitrate manualmente inserindo o valor,
2- Ou selecionar a chave: AUTO SETTING (Recomendado) -> Ele vai calcular o bitrate necessário para fazer o filme caber na midia selecionada.
3- Ou marcando o percentual de ocupação de midia, ideal para quando quiser colocar 2 ou mais filmes no mesmo VCD, para isso você deve fazer os cálculos proporcionais de cada filme, de forma que na hora da queima, estejam todos dentro de 100% de uma mídia.
OBS: - Não estranhe que o arquivo final de MPEG fica com tamanho de 801 a 802 MB. Não terá problema para queima, desde que você selecione a queima como “ARQUIVOS DE VIDEO”- Este processo reconhece o tempo “enganado” pelo bitrate reduzido. Se tentar gravar como dados, não haverá suporte pro tamanho.

Feito esses ajustes -> NEXT



Aqui você escolhe o nome final do seu filme (by defalt, ele cria o mesmo nome, na mesma pasta de origem, com a terminação mpg).
Se quiser iniciar a conversão imediatamente é só deixar nessa seleção,
Se quiser deixar o computador fazendo outra conversão, selecione o Create another project for batch encoding... Com isso o Wizard reabre novamente e você faz novamente todo esse caminho com o outro filme. - Por experiência, usei várias vezes o bath encoding, pois deixava o PC funcionando e saia para fazer outras coisas. Algumas vezes ocorreram falhas em alguns projetos, mas era só refazer os que falharam. O TMPGEnc achei um programa muito estável, e nenhuma falha que houve em algum batch encoding não pode ser refeito, tudo funcionou.
Depois que você dá o OK fiinal, ele abre a janela, por onde você poderá acompanhar o processo de encoding.
Na janela de acompanhamento, ainda tem a opção de SHUT DOWN AFTER FINISH ENCODING – Também por experiência usei várias vezes e ele não deu “nó” no PC como muito programa faz.

Quando você inicia a conversão, ele cria um arquivo no HD. Demora aproximadamente o mesmo tempo do filme, dependendo da sua máquina. A vantagem desse processo é que raramente dá problema na queima no Nero, pois o filme já está pronto pro padrão VCD e o Nero não tem que ficar trabalhando nele. O Nero faz uma analise rapida e inicia a queima.

Final de Processo. Simples e Eficiente. Não explorei mais possibilidades do TMPGEnc até porque não conheço o programa a fundo, apenas aprendi a fazer este básico. Os mais estudiosos e interessados poderão entrar em Tópicos e Tutoriais que se aprofundem mais neste programa. Este tutorial foi direcionado para simples conversões, sem grandes pretensões.

0 comentários: