5 de junho de 2010

Como gravar um DVD de seriado

OBJETIVO: Ensinar a gravar seriados de tv ou Animes sem que as legendas sejam cortadas pela televisão o que normalmente ocorre quando se tenta gravar arquivos com legendas embutidas.

PROGRAMAS UTILIZADOS:

1. WinAvi 7.1
2. Dvdlab

Fonte de Pesquisa:  Tutorial: 2 Filmes Num Dvd + Menu (By RustySpear), Internet.



Convertendo o seu arquivo de video para Mpeg:


1-  Abra o WinAvi e click em "DVD" escolha os videos a serem Inseridos no DvD,


2-Selecione mpeg-1 na aba e click em advanced,


3- Em advanced coloque a Width 480 e Heigth 480
e coloque o audio Sample Ratio a 48000


OBS: fazendo dessa maneira o dvdlab ira reconhecer o arquivo sem ter que "Transcodificar" o audio , quanto a "quality" você escolhe a que mais lhe agrada, mas lembrando quanto melhor a qualidade maior o arquivo  e irão caber menos episodios em seu DVD ,eu uso a "quality" "Lowest" que e a pior qualidade, faça o teste em sua casa e escolha a que mais lhe agrada. A resolução "352x240" tambem pode ser utilizada assim o arquivo vai ficar menor mas a qualidade do video vai ficar prejudicada.


4- Agora va na aba "encoder" e ative as seguintes opções "Adjust the Width" e "adjust the Heigth", coloque a opção "Adjust the Width" com 90% e a "adjust the Heigth" com 85% isso GARANTIRÁ que o seu video Apareça na maiorias das tvs sem corta as possiveis legendas embutidas MUITO comuns em animes, depois deste passo aperte OK e começe a encodar.





OBS²: O winAvi pode converter Tanto AVI para MPEG, quanto do RMVB para MPEG mas e claro que a qualidade do AVI e superior ao do RMVB, com isso você podera ter a liberdade de escolha para trabalhar tanto com o RMVB quanto com o AVI. este procedimento também pode ser usado com filmes...



CRIAÇÃO DO MENU Com (DVD lab pro)

Uma boa opção para fazer o menu é o DVD lab. Aqui tentarei explicar rapidamente como criar um menu


1- Abra o Dvd-lab e escolha a opção "Normal" na primeira janela q apareceu.


2- Na janela inferior esquerda denominada "Assets" clique em “Import files” (ícone de uma pasta).Selecione os arquivos em formato Mpeg que você encodou no Winavi aparecerá uma janela selecione a primeira opção e aperte OK. Ele começara a fazer o Demux que dividira o seu arquivo MPEG em outros 2 aruivos (1 de audio e outro de video).


3- depois que o "Demux" acabar Arraste os arquivos .mpa e .mpv para a janela "movie 1" como mostrado na Seta 1. , para adicionar + "MOVIE" click no botão "EMPY MOVIE" Mostrado na seta 2. e faça o mesmo procedimento com os outros arquivos. ATENÇÃO: os auivos .MPA e . MPV tem os mesmo nome dos arquivos EX: Trigun_1.mpeg irá virar Trigun_1.mpv (video) e Trigun_1.mpa (Audio) tome cuidado na hora de arrastar esses arquivos para a janela "MOVIE".


4- Depois que todos os episodios estiverem adicionados coms suas respectivas janelas chega a Hora de "linkar-los" para que você possa ter maior conforto.

4.1-Clique no botão indicado pela flecha, vá com o mouse sobre o "movie 1", clique e arraste pro "movie 2", faça o mesmo com todos os seus episodios.


4.2- clique com o botão direito do mouse sobre o "movie 1" e escolha "UOPs & Settings". Na caixa "Next Button" coloque "Follow End Link to Next Movie" e na caixa "Prev. Button", "Go to Previous Movie". Faça isso em todos os "MOVIES". Não esqueça de linkar o fim do primeiro pro início do próximo.


5- Agora é hora de fazer o menu propriamente dito. Dê um clique duplo em “VMG Menu 1”. Vc verá uma tela preta ao lado da janela “Project”. Na janela “Assets” selecione a aba “Backgrounds” localizada bem próximo a barra inferior. Escolha uma imagem que vc usará como “plano de fundo” do seu menu e arraste para dentro da “janela escura”. Do lado esquerdo da régua onde está o “Background” clique em “Insert chapter Still”, e escolha a opção movie 1>> chapter (start movie), ele adicionara uma pequena janela representando o "Movie 1" ,faça isso com os outros episodios e ajuste-os da maneira que nais lhe agrada. o resultado ficara + ou - assim.


6- Para finalizar vá em “Project” e “Compile DVD”. Vc pode receber mensagem de “Warning” ou “Erro”. Em caso de “warning” não há problema e é possível continuar.

7- Para verificar se a compilação utilize o PowerDVD ou WinDVD para abrir a compilação e verifique se tudo está conforme o esperado. Caso não esteja do seu agrado ou algum link não funcione é necessário verificar o projeto.

OBS: desta maneira que o menu foi elaborado facilitará o seu conforto, pois você irá conseguir passar de um episodio para outro apertando o botão ">>|" e quando acabar um episodio ira diretamente para o outro dessa maneira o seu trabalho irá ficar mais "profissional"

0 comentários: