15 de junho de 2010

Como Identificar Cartões SD Sandisk Piratas

O que é um cartão de memória pirata ?
Um cartão de memória pirata é apenas um cartão genérico tentanto imitar a aparência de um cartão de marca.
Os cartões SD são de facílima falsificação. A maioria dos cartões falsificados possuem um grau de semelhança tão alto aos originais que é preciso compará-lo com um original para notar as diferenças. Por serem de fácil falsificação, a venda desse tipo de produto está comum no mercadolivre. Estimo que mais de 95% das listagens de cartões de memória no mercadolivre são de produtos piratas comprados de países asiáticos.
A partir de fotos enviadas por compradores, estarei expondo algumas diferenças físicas entre o pirata e o original cartão SD sandisk.

Qualidade e diferenças

A primeira coisa a notar é impressão de baixa qualidade do label. O fabricante dos cartões Sandisk possui uma parte em seu sítio onde é possível conferir fotos de alta resolução de todos os seus produtos originais: http://www.sandisk.com/Corporate/MediaKit/RetailProducts.aspx
Exemplo de cartão pirata e original SD:
Percebam que o pirata possui uma fonte e cor diferente do original.
Veja aqui uma foto em alta resolução dos dois e repare na baixa qualidade de impressão do pirata: http://www.pointful.com/files/files/incoming/disk_fake_vs_real.jpg

Uma das características mais marcantes em cartões SD sandisk falsos é a falta daquela pequena fenda que o cartão original possui em sua base. Se o cartão não tiver aquela pequena fenda, ele é FALSO! Toda a linha de cartões Sandisk SD possuem essa pequena fenda. Veja link: http://www.sandisk.com/Corporate/Default.aspx?CatID=1136

Por que você precisa evitar um cartão pirata?
  • Baixíssima qualidade: não se deixe enganar pelas aparências. Um cartão pirata sempre terá desempenhos medíocres e vida útil curtíssima.
  • Sem garantias: quando o cartão quebra (e os piratas sempre quebram rápido) você está sozinho. (cartões originais sandisk possuem garantia de 5 anos!)
  • A venda de cartões piratas encarecem o cartão original.
O que fazer se você receber um produto pirata ?

Não há muito o que fazer para recuperar o seu dinheiro. O mercadolivre não cobre esse tipo de fraude. A primeira coisa é entrar em contato com o vendedor e pedir seu dinheiro de volta pela venda de um produto ilícito. Se o mesmo não devolver seu dinheiro, deixe uma qualificação negativa alertando os outros compradores que o vendedor está vendendo produtos piratas. Atenção: Se o vendedor pedir para você devolver a mercadoria, não devolva! Ele apenas quer o produto de volta para tentar enganar outra pessoa. Venda de produtos piratas É CRIME!

Dicas para não comprar produtos piratas

1. Não confie em qualificações! A maioria dos vendedores de produtos piratas possuem centenas ou milhares de pontos positivos. Isso acontece pois a maioria dos compradores não tem conhecimento para distinguir um cartão original de um falso.

2. Não compre com vendedores que não colocam fotos REAIS do produto que será enviado! A maioria dos vendedores de produtos piratas colocam fotos em seus anúncios retirados de sites, entretanto, essas fotos não representam o produto que você irá receber.

3. Desconfie de preço baixo. Verifique em lojas sérias qual o preço de mercado das memórias que você está comprando.

4. Produtos sem embalagem são quase sempre PIRATAS! Não confie em vendedores que anunciam produtos como OEM ou que retiram a embalagem para "facilitar o envio". Para sua segurança, compre com quem envia na embalagem original e com nota fiscal. Só assim você terá direito a garantia dos cartões Sandisk.

0 comentários: