21 de junho de 2010

Photoshop - como fazer um globo de neve.

Cria uma nova imagem com as dimensões de 270x250px. Preencha-a com qualquer cor, em seguida, dê-lhe um estilo de camada de sobreposição de gradiente (Gradient Overlay) como mostrado (tudo padrão, exceto as cores e ângulo):



E aqui está um retângulo azul bonito:



Adicione uma nova camada e vá em Edit > Fill. Selecione Pattern, em seguida, selecione o padrão Wood. Clique em OK.



Use a ferramenta Rectangular Marquee para selecionar a metade superior da nova camada de madeira e pressione a tecla delete.



Pressione Ctrl+T para transformar a camada de madeira. Aumente-a e gire à direita para baixo cerca de 15 graus.



Vá em Filter > Render > Lighting Effects, ajuste a alça, como mostrado, e mova o botão deslizante "Focus" todo para a direita. Um maior foco tornará a luz mais difusa. Você também pode precisar ajustar a Intensity, dependendo de quão forte você quer o efeito de luz. Para o exemplo, preferimos um efeito sutil.







O resultado deve parecer algo como este:



Desenhe um círculo com a ferramenta Ellipse e aplique o estilo de camada Inner Glow. Na janela Layers, defina o preenchimento dessa camada para 0%. Desta forma, a cor de preenchimento será escondida e só os estilos da camada serão exibidos.



Isso fará o contorno do seu globo:



Usando o pincel com uma escova redonda (round brush) e branca, desenhe uma bolha de neve, como mostrado abaixo.



Faça uma seleção envolvendo o globo (círculo), pressionando Ctrl e clicando sobre a camada do ícone do globo, na janela Layers. Veja na imagem abaixo onde exatamente você deve clicar:



A seleção deverá ser parecida agora com esta:



Vá em Select > Inverse para inverter sua área de seleção. Agora tudo, exceto a área do globo é selecionado.



Selecione a camada de neve, clicando na janela de Layers. Agora clique na neve e apague. A mesma deve se encaixar perfeitamente no globo. Veja abaixo:



Adicione 2 árvores (vou usar o método preguiçoso e usar a forma de árvore do Photoshop). Use a ferramenta Custom Shape para desenhar as árvores:



Aqui estão as suas árvores:



Faça um pequeno círculo e dê-lhe uma sombra (aplique as configurações abaixo). Isto formará a base de um boneco de neve.



E uma sobreposição de Gradiente. Veja abaixo como:



Você terá este resultado:



Faça 2 cópias menores da bola de neve para completar o seu boneco de neve.



Use a ferramenta Lápis (Pencil) para fazer os olhos e a ferramenta Linha (Line) para fazer um nariz de cenoura.



Adicione um pouco de flocos de neve usando a ferramenta Lápis com larguras diferentes.



Crie uma nova camada e desenhe uma seleção com a ferramenta Elliptical Marquee:



Configure um gradiente de branco para transparente:



Desenhe um gradiente com a ferramenta Gradient, começando no canto inferior esquerdo da sua seleção e terminando no canto superior direito.



Crie uma nova camada, e com a ferramenta Elliptical Marquee, faça uma seleção circular aproximadamente do tamanho do globo.



Com a ferramenta Rectangular Marquee, segure ALT enquanto desenha seleções retangulares para subtrair da seleção circular. Faça isso em cima e em ambos os lados até que você tenha a seleção mostrada.



Preencha a seleção com qualquer cor, com a ferramenta Balde de Tinta (Paint Bucket). No exemplo, utilizamos preto.



Aplique ao mesmo uma camada de sobreposição de gradiente (Gradient Overlay) com estas configurações:



Agora você tem uma bela base metálica para o globo.



Faça uma nova camada e desenhe uma elipse em preto para fazer uma sombra. Vá em Filter > Blur > Gaussian Blur e aplique um raio (Radius) de 5.0px. Altere a opacidade (Opacity) desta camada para 25%.



Tudo que você precisa fazer agora é mudar a ordem das camadas. Faça isso clicando e arrastando as camadas na janela Layers. Certifique-se que as camadas estão dispostas da seguinte forma:
1. Brilho - 2. Globo - 3. Tudo que está dentro do globo - 4. a base do globo - 5. Sombra - 6. Camada de madeira e fundo.

0 comentários: